L Liturgia

Liturgia de 01 de dezembro de 2018

SABADO – XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – II semana do saltério - ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos que se voltam para ele (Sl 84,9).

 

Oração do dia

 

- Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ap 22,1-7

 

- Leitura do livro do Apocalipse de são João: A mim, João, 1o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações. 3Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto. 4Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. 5Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade. 6Então o anjo disse-me: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. 7Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 95,1-2.3-5.6-7 (R: 1Cor 16,22b e Ap 22.20c)

 

- Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

R: Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!


- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

R: Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!


- Na verdade, o Senhor é o grande Deus, o grande rei, muito maior que os deuses todos. Tem nas mãos as profundezas dos abismos, e as alturas das montanhas lhe pertencem; o mar é dele, pois foi ele quem o fez, e a terra firme suas mãos a modelaram.

R: Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!


- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e o seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

R: Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 21,34-36

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!    

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!


Liturgia comentada
Como uma armadilha... (Lc 21,34-36)

Há muito tempo, alguém me falou sobre o autor de um livro que apontava a corrida como método para ter saúde, mas o próprio autor teve um infarto quando corria e veio a morrer. Imprevistos desta vida...

Ora, nada mais comum que os imprevistos em nossa história – alguns dignos de celebração, como a notícia de uma gravidez, outros molhados de lágrimas salgadas, como um naufrágio. É neste quadro que se insere a insegurança de nossa vida.

No Evangelho de hoje, Jesus nos faz um alerta: como não é possível prever o dia de sua Vinda, para julgar vivos e mortos, devemos viver na vigília, preparados para a “crise” final. Naturalmente, não devemos encarar isto como uma ameaça, mas uma advertência amistosa feita por alguém que nos ama e nos quer salvos.

Nas cartas do apóstolo Paulo, são frequentes as “chamadas” de idêntico conteúdo. “Vós mesmos sabeis que o dia do Senhor vem como um ladrão, durante a noite. Quando todo mundo estiver dizendo ‘paz e segurança!’, então, de repente cairá sobre eles a ruína, como as dores sobre a mulher grávida.” (1Ts 5,2-3.)

A palavra grega utilizada por São Lucas é “págis”, uma rede de pesca, uma tarrafa que cai inopinadamente sobre o peixe distraído. E são exatamente essas “distrações” que nos deixam despreparados para o grande Dia. Nas palavras de Jesus, “excessos, embriaguez e cuidados da vida”.

Em nosso tempo, é bastante comum que as pessoas busquem por segurança: poupanças, aposentadoria, planos de saúde, bons salários e apoio político. Uma dessas crises políticas ou econômicas que pontilham o noticiário é suficiente para mostrar o engano de nossas seguranças. O ricaço cerca-se de grades, cerca elétrica, porteiro eletrônico e uma guarita na esquina. E talvez seja o guarda da guarita quem irá assaltá-lo...

Parece cada vez mais raro o tipo de cristão que sabe ordenar os valores em sua vida, hierarquizando o espiritual acima do material. Estes “estranhos” apostam mais na Providência do que na Previdência, chegando a dar a impressão de serem irresponsáveis.

No entanto, esta atitude lhes servirá de vacina, impedindo que se tornem operários invejosos, comerciantes cobiçosos, donas de casa mesquinhas, pastores avarentos, capitalistas medrosos; tendo apenas em Deus a sua segurança, certamente serão alegres e felizes. Seus ombros não carregarão aquele fardo que, neste Evangelho, Jesus chama de “corações pesados.

Orai sem cessar“Minha alma aguarda o Senhor!” (Sl 130,6)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.