L Liturgia

Liturgia de 16 de janeiro de 2019

QUARTA FEIRA - I SEMANA DO TEMPO
(verde, ofício do dia da I semana)

Antífona da entrada

 

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo o poder é eterno.

Oração do dia

 

- Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 2,14-18

 

- Leitura da carta aos Hebreus: 14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 105,1-2.3-4.6-7.8-9 (R: 8a)

- O Senhor se lembra sempre da Aliança.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.


- Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.


- Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.


- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.


- Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

(Jo 10,27).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 1,29-39.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar solitário. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Foi para isto que eu saí... (Mc 1,29-39)

De onde é que Jesus saiu? Saiu do seio da Trindade para o caos da humanidade. Saiu da eternidade para entrar em nossa história. Saiu para um encontro definitivo com o homem errante desde a Queda original, disposto a pastorear e salvar todo aquele que se perdera...

Depois disto, torna-se impossível reduzir a pessoa de Jesus Cristo a um profeta itinerante da Galileia, a um mestre do Oriente, a um antigo reformador da sociedade. Sua missão é muito mais ampla e muito mais profunda. Trata-se de salvar e regenerar a humanidade inteira.

Urs von Balthasar comenta: “Este Evangelho nos mostra que o trabalho realizado por Jesus sobre a terra era uma superexigência. Ele devia “reconduzir as ovelhas de Israel”, tarefa que, considerada a situação espiritual e política do país, não podia absolutamente ser levada a termo. Mesmo assim, ele se compromete com isso até suas últimas forças.

Enquanto ele cura a sogra de Pedro e “a cidade inteira” está reunida diante da porta, Jesus distribui seus benefícios. Bem antes da aurora, ele se levanta para rezar na solidão, mas já o perseguem de novo para lhe dizer: “Todos te procuram”. Os mesmos da vigília anterior...

E ele não se escusa, sob a alegação de que gostaria de rezar, mas se entrega a novo trabalho: nas “aldeias vizinhas, a fim de que também lá eu proclame a Boa Nova, pois foi para isso que eu saí”... E as aldeias são apenas um começo: “ele foi por toda a Galileia”.

O verdadeiro mensageiro cristão da fé pode tomar como exemplo o zelo incansável de Jesus: mesmo que, do ponto de vista humano, a tarefa que ele entrevê permaneça inacessível, ela a realizará enquanto lhe permitirem as suas forças. O resto será completado por seus sofrimentos ou, pelo menos, por sua obediência. “Mas esta disposição de modo algum é para ele uma desculpa para não fazer tudo o que está em seu poder.”

A leitura atenta dos Evangelhos permite perceber que a fidelidade de Jesus à sua missão não se resume aos eventos do Calvário, mas só a fidelidade permanente, no dia a dia, às exigências diárias da missão, lhe permitiram a grande fidelidade de sua Paixão e Morte.

Salvo exceções, morremos como vivemos...

Orai sem cessar: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.