L Liturgia

Liturgia de 17 de janeiro de 2019

QUINTA FEIRA – SANTO ANTÃO – PAI DA VIDA MONACAL
(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

 

Antífona da entrada

 

- O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do senhor, nos átrios de nosso deus  (Sl 91,13).

Oração do dia

 

- Ó Deus, que chamastes ao deserto santo Antão, pai dos monges, para vos servir por uma vida heroica, dai-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 3,7-14

 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 7escutai o que declara o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, 9onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, 10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 11Assim jurei na minha ira: não entrarão no meu repouso”. 12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser “hoje”, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado – 14pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa confiança inicial.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 95,6-7.8-9.10-11 (R: 8)

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.
R: Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.


- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

R: Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.


- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.

R: Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.


- Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: “Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!” E por isso lhes jurei na minha ira: “Não entrarão no meu repouso prometido!”

R: Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 1,40-45

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, podes limpar-me!”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

  

Liturgia comentada
Se queres, tens o poder... (Mc 1,40-45)

Foi com estas simples palavras que o leproso da Palestina moveu e comoveu a Jesus, abrindo as portas para sua cura. Na frase, duas palavras inseparáveis: “querer” e “poder”. Ora, seria impensável que o Filho do Deus Onipotente não tivesse poder sobre nossas enfermidades. Mais impensável ainda seria pensar que o Filho do Deus da Vida não quisesse nossa saúde e nossa salvação.

Se nossa cegueira não fosse tão acentuada (mais ou menos como nossa indiferença...), perceberíamos com espanto quantas vezes nós temos sido curados por Deus através de seus múltiplos e variados recursos, a saber: os sacramentos da Igreja, a Palavra de Deus, a interação da Comunidade, os méritos dos santos, a oração pessoal e comunitária e – por que não? – os frequentes milagres que passam em silêncio...

Pascásio Radbert, monge medieval, nos ensina: “É preciso dirigir a Deus nossos pedidos com toda a confiança, sem pôr em dúvida absolutamente o seu poder”. E se rezamos com uma fé cheia de amor, certamente somos beneficiados, para chegar à salvação, com o concurso da vontade divina que age na proporção de seu poder e é capaz de produzir seus efeitos.

Esta é a razão pela qual, diante da súplica do leproso, o Senhor logo responde: “Eu o quero”. Assim, mal o pecador começa a rezar com fé, a mão do Senhor se põe a cuidar da lepra de sua alma.

Este leproso nos dá excelente conselho sobre a maneira de rezar. Ele não põe em dúvida a vontade do Senhor, como se recusasse a crer em sua bondade, mas, consciente da gravidade de suas faltas, não quer presumir essa vontade. Quando diz que o Senhor, se o quiser, pode purificá-lo, ele faz bem em afirmar dessa forma o poder que pertence a Deus, bem como a sua fé inquebrantável. É que, para obter uma graça, é normalmente requerida a fé pura e verdadeira, assim como a atuação do poder e da bondade do Criador.

A fé pura, vivida no amor, mantida pela perseverança, paciente na espera, humilde em sua afirmação, firme em sua confiança, cheia de respeito em sua prece e de sabedoria naquilo que ela pede, está certa de ouvir em toda circunstância esta mesma palavra do Senhor: “Eu o quero”.

Nem mesmo nossos pecados – grãos de poeira diante da misericórdia infinita – serão obstáculos para a ação de Deus em nossas vidas.

Orai sem cessar: “Lava-me e ficarei mais branco do que a neve!” (Sl 51,9)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.