L Liturgia

Liturgia de 29 de janeiro de 2019

TERÇA FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM.
(verde, glória, creio, III semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor majestade e beleza brilham no seu templo santo  (Sl 95, 1.6).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 10,1-10

 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 1a Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los. 2Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3Mas, ao contrário, é por meio desses sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.
8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 40,2.4ab.7-8a.10.11 (R: 8a.9a)

- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!


- Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu o meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.

R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!


- Sacrifício e oblação não qui­sestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!


- Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis não fechei os meus lábios.

R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!


- Proclamai toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 3,31-35.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Quem faz a vontade de Deus... (Mc 3,31-35)

Este Evangelho figura entre aquelas passagens que foram citadas pelo Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, sobre a Igreja.

A cena mostra Jesus fazendo diante da multidão uma interessante distinção entre duas modalidades de “maternidade” e de “fraternidade”. De um lado, estão os vínculos biológicos, carnais, que dão origem às famílias e às linhagens humanas; de outro, a vinculação que deriva da obediência e do seguimento à Palavra de Deus. E Jesus deixa claro que a segunda modalidade supera a primeira. Fazer a vontade de Deus vincula mais que a simples hereditariedade.

E os Padres conciliares souberam aplicar esta passagem ao papel de Maria, Mãe de Deus, no ministério público de Jesus. A frase de Jesus, longe de desmerecer sua Mãe, dirige nosso olhar para a importância da missão que ela desempenhou, obviamente superior à simples geração “na carne”. Que diz o Concílio?

“No decurso da pregação de seu Filho, ela recebeu as palavras pelas quais, exaltando o Reino acima de raças e vínculos de carne e sangue, Ele proclamou bem-aventurados os que ouvem e guardam a Palavra de Deus (cf. Mc 3,35; Lc 11,27-28), tal como ela mesma fielmente o fazia (cf. Lc 2,19.51). Assim, a B. Virgem avançou em peregrinação de fé. Sustentou fielmente sua união com o Filho até a Cruz, onde esteve não sem o desígnio divino (cf. Jo 19,25). Veementemente sofreu junto com seu Unigênito. E com ânimo materno se associou a seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima por ela mesma gerada. Finalmente, pelo próprio Cristo Jesus moribundo na cruz, foi com estas palavras dada como mãe ao discípulo: ‘Mulher, eis aí teu filho’ (cf. Jo 19,26-27).” (LG, 58)

Uma nota da Bíblia de Navarra comenta: “Jesus não disse essas palavras para renegar sua mãe, mas para mostrar que não só é digna de honra por ter gerado Cristo, mas também pelo cortejo de todas as virtudes”.

A exemplo de Maria, todo cristão é convidado a “gerar” filhos e irmãos na fé por meio da obediência à Palavra de Deus, sem a qual nenhuma fecundidade será possível às nossas comunidades. E a nova família que assim é gerada sempre foi mais unida e estável que os laços carnais da família humana.

Orai sem cessar: “Minha eterna herança são os teus decretos!” (Sl 119,111)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.