L Liturgia

Liturgia de 23 de fevereiro de 2019

SABADO – SÃO POLICARPO – BISPO E MÁRTIR
(vermelho, pref. dos pastores ou mártires -  ofício da memória)

Antífona da entrada

- Este santo lutou até a morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável!

Oração do dia

- Ó Deus, criador de todas as coisas, que colocastes o bispo são Policarpo nas fileiras dos vossos mártires, concedei-nos, por sua intercessão, participar com ele do cálice de Cristo e ressuscitar para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 11,1-7

 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. 4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. 6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. 7Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 145,2-3.4-5.10-11 (R: 1b)

 

- Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

R: Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!


- Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

R: Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!


- Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

R: Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!


- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!


Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,17)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 9,2-13

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

 

  

Liturgia comentada
Escutai-o! (Mc 9,2-13)

A verdadeira religião é uma escuta. Por isso mesmo, na Primeira Aliança, quando o Senhor entrega sua Lei a Israel, tem o cuidado de anteceder as Dez Palavras por um imperativo fundamental: “Escuta, Israel!” Shemá, Israel!

Ao longo de todo o Antigo Testamento, o Senhor é um Deus-que-fala. Que se espera do povo? Um coração ouvinte (cf. 1Rs 3,9). Como o Verbo-Palavra ainda não se manifestara na carne dos mortais para um diálogo direto com os homens, o Senhor fala ao povo por intermediários: Moisés e Elias, a Lei e os profetas.

Na caminhada de Israel, o pecado que lhe apontado é o pecado da surdez, como um povo incapaz de acolher e praticar a palavra que lhe era dada, a ponto de Isaías gritar o lamento de Deus: “O boi entende seu proprietário, o burro conhece o cocho de seu dono, só Israel não tem conhecimento, só o meu povo não entende!” (Is 1,3)

Ora, neste Evangelho, são exatamente Moisés e Elias que aparecem no alto do Tabor em diálogo com Jesus. A presença das duas figuras da Primeira Aliança surge para avalizar o ensinamento de Jesus diante de Pedro, Tiago e João, isto é, diante da Igreja nascente. Deixando de lado os aspectos sensacionais - a luz divina que envolve a montanha, o corpo transfigurado de Jesus, a própria aparição de personagens do passado -, o núcleo deste episódio é a voz que sai da nuvem, a voz única do Pai que ordena, em tom solene: “Escutai-o!”

Será que podemos ouvir o Filho amado sem dúvidas, sem medo, sem inquietações? Quem nos responde é São Leão Magno, atribuindo ao Pai estas palavras:

“Escutai-o sem hesitação, pois ele é verdade e vida, ele é meu poder e minha sabedoria. Escutai a ele, que os mistérios da Lei anunciaram e a voz dos profetas cantou. Escutai a ele, que resgata o mundo por seu sangue, que encadeia o diabo e rouba-lhe suas armas, que rasga a cédula da dívida e o pacto da prevaricação. Escutai-o, ele que abre o caminho do céu e, pelo suplício da cruz, vos prepara os degraus para subirdes ao reino. Por que temeis ser resgatados? Por que, feridos, temeis ser curados? Que se faça o que quer o Cristo, assim como eu também o quero.”

Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,9)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.