L Liturgia

LITURGIA DE 05 DE ABRIL DE 2019

SEXTA FEIRA DA IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Deus ouvi a minha oração, escutai as palavras que vos digo (Sl 53,3).

Oração do dia

- Ó Deus, que preparastes para a nossa fraqueza os auxílios necessários à nossa renovação, dai-nos recebê-los com alegria e vê-los frutificar em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Sb 2, 1a.12-22


- Leitura do livro da Sabedoria – 1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios:12 "Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprovam as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se 'filho de Deus'. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovaremos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro". 21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 34,17-18.19-20.21.23 (R: 19a)

- Do coração atribulado está perto o Senhor.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 7,1-2.10.25-30

Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- O homem não vive somente do pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

 

Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

 - Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Galileia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: "Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é".  28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. Aquele que vós não conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou". 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Foi Ele quem me enviou... (Jo 7,1-2.10.25-30)

Jesus Cristo é o missionário do Pai. Sua descida do seio da Trindade corresponde a um desígnio do Pai que deseja a salvação de toda a humanidade. Ao desejo do Pai, o Filho responde com seu sim integral, também ele revelador de um duplo amor: amor de compaixão pelos homens a serem salvos, mas também um amor de obediência ao Pai, que não quer a perdição de ninguém. Daí a resposta obediente do Filho: “Eis-me aqui, ó Pai, para fazer a tua vontade!” (Hb 10,7.9)

A atitude do Filho aponta o modelo a ser seguido por todo evangelizador. Não se trata de uma “profissão” escolhida pelo indivíduo; é claramente uma “vocação”, isto é, um chamado que vem de Deus, através da Igreja, que nos convoca a divulgar a Boa Notícia da qual ela é portadora: o Reino está próximo, a salvação permanece disponível a todos, Jesus morreu por nossos pecados. E Paulo grita: “já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”. (Rm 8,1)

Em sua Carta apostólica “Evangelii Gaudium”, o Papa Francisco recorda a todos nós, os batizados, que a vocação ao anúncio do Evangelho não é algo opcional, mas um “dever” de todo cristão. Anúncio que não pode ser imposto, mas que deveria ocorrer por uma espécie de magnetismo, ao contemplarem nossa alegria e nosso estilo de vida.

“Por fim, frisamos que a evangelização está essencialmente relacionada com a proclamação do Evangelho àqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre O recusaram. Muitos deles buscam secretamente a Deus, movidos pela nostalgia do seu rosto, mesmo em países de antiga tradição cristã. Todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de o anunciar, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração.” (EG, 14)

Na fonte de uma vida dedicada ao Evangelho, verifica-se uma experiência filial. É por ser Filho que Jesus acolhe o íntimo anseio do Pai e, prontamente, se despoja dos privilégios divinos para assumir – em toda a sua fragilidade – nossa condição humana. E é com voz e sentimentos humanos que o amor do Pai nos é apresentado pelo Filho encarnado.

Assim também não estaremos dispostos a assumir o anúncio da Boa Nova se não experimentarmos em nós “os mesmos sentimentos de Cristo “ (cf. Fl 2,5), ou seja, se não chegarmos a vivenciar a paternidade de Deus em nossas vidas. É exatamente esta “filiação” que nos faz ver todos os homens como nossos irmãos e desperta nossa responsabilidade por sua salvação. Até lá, seremos estranhos...

Orai sem cessar: “Anunciarei teu Nome aos meus irmãos!” (Sl 22,23)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.