L Liturgia

Liturgia de 12 de maio de 2019

DOMINGO - IV SEMANA DA PÁSCOA
(Branco,glória, creio, IV semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia!  (Sl 32,5).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 13,14.43-52

 

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 9Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 100,2.3.5 (R: 3ac)

 

- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente.

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

 

2ª Leitura: Ap 7,9.14b-17

 

- Livro do Apocalipse de são João: Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem (Jo 10,14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 10,27-30

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada
Ninguém vai arrancá-las da minha mão! (Jo 10,27-30)

Esta afirmativa de Jesus deve ser nosso consolo, nossa segurança inabalável: estamos em boas mãos. Não somos um rebanho abandonado no deserto, inermes diante do lobo e do assaltante. Existe, porém, uma condição: ouvir a voz do Pastor...

Dou a palavra ao monge beneditino François Trévedy, que comenta esta passagem do Evangelho:

“As ovelhas escutam a minha voz”. Elas ‘seguem’ a minha voz. Vale dizer que elas caminham de orelha em pé, ouvindo-se mutuamente (que atenção!) para caminharem juntas diante da voz comum, da qual a voz do Pastor é de algum modo o redil.

Elas estão na mão (a mão não é uma prisão, mas um ninho a céu aberto). Elas estão na mão da mesma voz (a mão e a voz são do mesmo estado, do mesmo estágio). Elas estão na mão do Filho e logo se encontram na ‘mão do Pai’, pois também o Pai e o Filho se dão as mãos, passam as ovelhas de mão a mão.

‘Elas eram tuas’ – diz o Filho – ‘e tu as deste a mim’. E as ovelhas, todas juntas, formam o rebanho guiado por sua mão, ou, para seguir o Salmo invitatório mais ao pé da letra, ‘o rebanho de sua mão’.

Elas caminham, elas vão adiante, veem a região ao longe. Elas têm olhos para ver a mão que as guia e para ver a região aonde as conduz a mão. O país, a pátria, o Pai. A distância onde se juntam a mão que mostra e aquele que é mostrado, pois, diz a Voz – a própria Mão – ‘o Pai e eu somos um’.

Vamos resumir: o ouvido, a voz, as mãos, os pés, os olhos – tudo isto caminha em conjunto, tudo se harmoniza. “Tudo isto junto compõe a anatomia ou, antes, o organismo, o corpo vivo do homem que canta, o Corpo inteiro que canta como um só Homem novo.”

Como não ver em tudo isto a imagem da Igreja? Do Corpo de Cristo que nele mesmo tem sua existência e sua subsistência? Como não ficar sereno e tranquilo diante das tempestades da história, quando sabemos que “nidificamos” no côncavo das mãos de Deus?

A leitura da vida dos santos – os de ontem e os de hoje – nos mostra o itinerário de homens e mulheres que realizaram tarefas aparentemente impossíveis, no meio de perseguições e calúnias, pois sabiam ouvir a Voz...

Orai sem cessar: “É a voz do meu amado!” (Ct 2,8)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.