L Liturgia

Liturgia de 01 de julho de 2019

SEGUNDA FEIRA – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – Ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

Oração do dia

 

- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Gn 18,16-33

 

- Leitura do Livro do Gênesis: De junto ao carvalho de Mambré  16os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma. Abraão acompanhava-os para encaminhá-los. 17E o Senhor disse consigo: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra. 19De fato, eu o escolhi, para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu”. 20Então, o Senhor disse: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras corres­pondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?”  O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. 33Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 103,1-2.3-4.8-9.10-11 (R: 8a)

- O Senhor é indulgente, é favorável.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


- Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 8,18-22

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

  

 

Liturgia comentada
Eu te seguirei aonde fores... (Mt 8,18-22)

Eis uma bela declaração feita por um candidato a discípulo de Jesus de Nazaré! No entanto, o Mestre o descartou prontamente, talvez lendo no coração dele intenções e perspectivas que não correspondiam à verdadeira missão de Jesus. E se Jesus lhe perguntasse: “Aonde eu for? Até mesmo ao Calvário?” Por certo o candidato faria meia volta...

A história da Igreja é o relato de grandes heroísmos, mas também de muitas deserções. Muitos de nós nos apressamos a seguir uma vocação ou missão, mas nos decepcionamos quando a realidade não corresponde a nossos sonhos românticos. Isto vale para uma profissão, como vale também para o matrimônio cristão. É a procura da glória sem a cruz...

O exegeta Hébert Roux analisa a reação de Jesus: “Ao escriba que vem a ele sem condições nem reservas, Jesus declara: - ‘O Filho do homem não tem um lugar para descansar a cabeça’. Sem dúvida, ele compreendeu que aquele homem tinha ilusões pessoais, tomando Jesus por um Senhor prometido aos destinos mais gloriosos. – ‘Queres me seguir aonde eu for? Mas eu não vou a parte alguma! Não tenho um só lugar que me seja próprio... Meu reino não é deste mundo (cf. Jo 18,36). É por isso que eu não tenho necessidade de partidários que formariam um exército para combater pela minha causa! O único lugar apropriado para mim é a Cruz... E lá, ninguém me pode seguir’”.

Nada mais realista! Quanto soldados dispostos lutar por Cristo, desde lhes seja garantida a vitória! Mas são raros aqueles que se juntam ao Senhor na qualidade de cordeiros entre lobos (cf. Lc 10,3), prontos para serem devorados.

Prossegue o comentarista: “Entre o momento em que ressoa o chamado a seguir Jesus e o momento da entrada no Reino, apresenta-se a Cruz. O caminho pelo qual se trata de seguir a Jesus não é uma via triunfal, mas um caminho estreito e doloroso. Não se segue a Jesus por uma decisão heroica, pois ‘a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus’ (cf. 1Cor 15,50)”.

É por isso que se multiplicam as tentativas de “adoçar” o Evangelho: não é bem assim... não sejamos radicais... não se pode seguir a Bíblia ao pé da letra... É por isso que Francisco de Assis é despojado de seus estigmas e travestido em garoto propaganda da moda ambientalista. É por isso que muitos institutos religiosos se transformaram em ONGs sem alma...

Se queremos de fato seguir a Jesus, comecemos por abraçar a cruz...

Orai sem cessar: “Senhor, a minha alma te segue de perto!” (Sl 63,9)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.