L Liturgia

Liturgia de 07 de julho de 2019

DOMINGO DA XIV DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - II semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10).

Oração do dia

- Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is: 66,10-14c


- Leitura do livro do profeta Isaías: 10 Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela, todos vós, que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós, que choráveis por ela, 11 para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. 12 Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. 13 Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. 14c Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”.

- Palavra do senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 66, 1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R: 1)

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso,/ dai a Deus a mais sublime louvação!/ Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

- Toda a terra vos adore com respeito/ e proclame o louvor do vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto, Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

- Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

2ª Leitura: Gl 6,14-18


- Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas: Irmãos: 14 Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16 E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17 Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18 Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - A paz de Cristo reine em vossos corações; ricamente habite em vós sua palavra!  (Cl 3,15a).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,1-12.17-20


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10 Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11 ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12 Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”. 17 Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada
A messe é grande! (Lc 10,1-12.17-20)

A visão do mal deve inspirar o bem. São numerosos os santos que sentiram o chamado de Deus a partir da contemplação da miséria humana. Madre Teresa de Calcutá e Dom Bosco são dois exemplos palpáveis desta experiência. Se a messe não estivesse madura, o Senhor não teria enviado os ceifadores.

Helmut Gollwitzer comenta esta passagem do Evangelho em que Jesus envia os setenta e dois discípulos: “A função do discípulo é um ministério de arauto. O embaixador precede o rei. Ele está a par de sua vontade. Anuncia sua decisão de vir. Ele não pergunta a seus ouvintes se isso lhes convém. Não reclama favor algum para o rei, mas se contenta em declarar: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

É evidente a iniciativa do Senhor. É dele que parte esse mandato capaz de arrastar seu enviado para regiões remotas e sustentá-lo entre perseguições e tribunais. “Uma pregação poderosa pressupõe uma ordem de Cristo como fundamento de sua segurança” – diz Gollwitzer. “Como pregar sem ser antes enviado? (cf. Rm 10,15) Jesus não ordena a seus discípulos que contratem trabalhadores ou que se ponham eles mesmos no trabalho, mas manda rezar (cf. Lc 10,2b) para que o Senhor da messe envie ele mesmo operários para seu campo.”

Nossa realidade aponta para outra direção. São tempos de renovado pelagianismo. A ação supera a oração. Os homens e mulheres da Igreja arregaçam as mangas, suam a camisa, atravessam oceanos em missão, contando acima de tudo com os recursos humanos: planos pastorais, campanhas de todo tipo, shows de massa, meios de comunicação, táticas de marketing para “vender a imagem” da Igreja.

Um exemplo desta triste deriva ocorreu nos EUA, nos anos 90: um mosteiro de monjas beneditinas foi (mal) aconselhado a fazer na mídia uma “campanha de vocações”. Investiram um bom dinheiro e, após alguns meses, atraíram 02 candidatas, uma das quais não perseverou.

Sim, a messe é grande. Os operários são poucos. Mas não conseguiremos aumentar o número de operários com métodos humanos. Cada novo missionário do Evangelho é um milagre da graça de Deus, aquele toca os corações e os atrai irresistivelmente, mesmo que seu alvo seja um gozador da vida, como Charles de Foucauld, ou uma freira bem instalada como Teresa de Calcutá.

Quando começaremos a rezar?
Orai sem cessar: “Pede-me, e te darei como herança as nações...” (Sl 2,8)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.