L Liturgia

Liturgia de 05 de setembro de 2019

QUINTA FEIRA – XXII SEMANA DO TEMPO COMUM

(Verde – ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam

(Sl 85,3.5).

 

Oração do dia

 

- Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Cl 1,9-14

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos, 9desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discer­ni­mento da luz do Espírito. 10Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância. 12Com alegria, dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 98,2-3ab.3cd-4.5-6 (R: 2a)

 

- O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.


- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.


- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.


- Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde após mim, diz o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 5,1-11

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Ge­nesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

E não pegamos nada... (Lc 5,1-11)

Uma cena à beira do Lago de Genesaré, naquela terra tão árida onde um lago é chamado de mar: o Mar da Galileia. Era de manhã, os pescadores lavavam as redes. Haviam passado a noite escura sem nada pescar. Eles têm a barca vazia, as redes vazias, as mãos vazias... Fracasso total!

Ora, não é assim que Deus vê os nossos fracassos. Ele acha no fracasso a oportunidade da grande virada em nossa vida. Se a pesca noturna tivesse sido abundante, Simão Pedro e seus companheiros estariam muito ocupados naquela manhã. Deviam separar os peixes por espécie, encher os cestos, levá-los ao mercado, buscar pelos fregueses. Como nada pescaram, estavam livres. Disponíveis. Abertos ao convite. E veio o convite. Ou melhor: um imperativo: “Avança mais para o fundo... Lançai vossas redes!”

Claro, antes da ordem que o carpinteiro dirige aos pescadores, Jesus subira na barca e ensinara o povo ali reunido. Podemos imaginar a sonoridade de suas palavras com o grito das gaivotas ao fundo? Podemos notar os olhos e ouvidos atentos às lições do Mestre? Podemos perceber como os pescadores se sentem fisgados pelas palavras de Jesus?

Pois foi assim, previamente apanhados nas redes da Boa Nova, que os futuros apóstolos apostaram na ordem de Jesus. E lançaram as redes. E a inédita quantidade de peixes assombrou os donos das duas barcas que ameaçavam afundar com o peso.

Não admira que Simão Pedro se ajoelhe: “Afasta-te de mim, Senhor, que eu sou um homem pecador!” Ele sabe agora que está na presença de um poder que os humanos desconhecem. É a reação do humano diante do sagrado. Depois deste momento de assombro, nada mais deve espantar o velho pescador... Afinal, ele está diante daquele “que fez os mares” (Sl 94,5).

Os discípulos deverão enfrentar outros mares. Há outras pescarias à espera deles. Nem sempre a rede subirá com peixes, mas eles descobriram em Jesus um oceano sem fundo, sem margens, sem fim. E nele decidem se afogar...

Os tempos passaram, mas Jesus permanece o mesmo. Ainda é ele quem se aproxima de nossas praias - de nosso escritório, de nossa sala de aula, de nossa oficina – para dizer: “Vai mais fundo!” Ele não quer que nos contentemos com águas rasas, onde a colheita é pobre. Ele sabe que podemos conseguir muito mais.

Seríamos capazes de repetir com Pedro? – “Senhor, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada; mas por causa de tua Palavra lançarei a rede!”

Orai sem cessar: “Entrega ao Senhor o teu futuro, confia nele!” (Sl 37,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.