L Liturgia

Liturgia de 06 de agosto de 2017

DOMINGO – TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
(Branco, glória, pref. próprio – ofício da festa)

Antífona da entrada

- O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa e a voz do Pai se fez ouvir: Este é meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o (Mt 17,5).

Oração do dia

- Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dn 7,9-10.13-14

- Leitura da Profecia de Daniel: 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 97,1-2.5-6.9 (R: 1a9a)

- Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.
R: Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

- Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.
R: Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

- As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.
R: Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

- Porque vós sois o altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.
R: Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

2ª Leitura: 2 Pd 1,16-19

- Leitura da Segunda Carta de São Pedro Caríssimos: 16Não foi seguindo fábulas habilmente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. 17Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: "Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer". 18Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. 19E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Eis meu Filho muito amado, nele está meu benquerer, escutai-o, todos vós! (Mt 17,5).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 17,1-9

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
E viram somente a Jesus... (Mt 17,1-9)

Na cena da Transfiguração de Jesus, tudo acontece muito rápido diante de Pedro, Tiago e João, os três apóstolos escolhidos para testemunharem a glória do Mestre. A luz solar, as vestes brancas, a presença de Moisés e Elias, a voz da nuvem – tudo passa num átimo. Finda a visão, eles só veem a Jesus.

Que significa “ver somente a Jesus” ? Eis o comentário de Lev Gillet, monge da Igreja do Oriente:

“Para esta frase, nós podemos encontrar vários sentidos, igualmente verdadeiros. Por um lado, a condição normal de um discípulo de Jesus, neste mundo, é a de se apegar à pessoa de Jesus sem que esta esteja revestida dos atributos exteriores da glória divina. O discípulo deve ver “só Jesus”, Jesus em sua humildade. Sim, em raros momentos, a imagem dele nos parece envolvida de luz e, se cremos ouvir a voz do Pai apontando o Filho para a nossa afeição, esses relâmpagos não duram muito. E nós devemos encontrar a Jesus onde ele se acha habitualmente, no meio de nossos humildes e, às vezes, difíceis deveres cotidianos.

Ver “só Jesus” significa ainda: concentrar sobre Jesus nossa atenção e nosso olhar, não nos deixarmos distrair pelas coisas do mundo, nem pelos homens e mulheres que encontramos, em suma, tornar a Jesus como supremo e único em nossa vida.

Quer dizer que é preciso fechar os olhos para o mundo que nos cerca e muitas vezes precisa de nós? A maior parte dos discípulos de Jesus, vivendo no meio do mundo, ainda pode dar outra interpretação às palavras “só Jesus”. Sem renunciar a um contato agradecido com as coisas criadas, um contato amante e devotado aos homens, eles podem atingir um degrau de fé e caridade em que Jesus se tornará transparente através dos homens e das coisas. Toda beleza natural e toda beleza humana se tornarão a franja da própria beleza de Cristo.

Então, nós veremos seu reflexo em tudo aquilo que, nos outros, atrai e merece nossa simpatia, ou seja, nós teremos transfigurado o mundo e, em todos aqueles sobre os quais iremos abrir nossos olhos, neles encontraremos... só Jesus.”

De fato, de que vale o Senhor transfigurar-se diante dos olhos de Pedro, Tiago e João, se eles também não forem transfigurados, e continuarem a ver o mundo e as pessoas como atrativos que acabam por se tornar competidores de Deus?

Seria inútil o belo espetáculo da Transfiguração de Jesus nas alturas do Tabor, se nós continuássemos a rastejar pela planície, atraídos por outros brilhos, seja a cintilação das moedas de ouro, seja o brilho dos palcos, sejam os relâmpagos do poder?

Que a lição da Transfiguração seja para todos nós um convite imperioso a centrar nossa breve existência naquele que tem promessas de eternidade: “só Jesus”...

Orai sem cessar: “Só em Deus repousa a minha alma!” (Sl 62,2)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.