L Liturgia

Liturgia de 22 de outubro de 2017

DOMINGO – XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde, glória, creio –I semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Is 45,1.4-6

 

- Leitura do Livro do profeta Isaías: 1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 96,1.2a.3.4-5.7-8.9-10ac (R: 7ab)

 

- Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

R: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

R: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


- Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

R: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


- Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.

R: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


- Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”, pois os povos ele julga com justiça.

R: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


2ª Leitura: 1Ts 1,1-5

 

- Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses: 1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Como astros no mundo, vós resplandeçais, mensagens de vida ao mundo anunciando; da vida a palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis (Fl 2,15).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 22,15-21

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

Liturgia comentada
Mostrai-me a moeda! (Mt 22,15-21)

Desde que a vida comercial trocou o simples escambo pela utilização de moedas, cabia aos poderosos e aos governos regionais a cunhagem dessas peças. Naturalmente, o dinheiro, símbolo de poder, logo foi “divinizado”, passando de simples mediação de troca a autêntico ídolo, que ainda hoje permanece a competir com o verdadeiro Deus, atraindo as almas e seduzindo os corações.

Dizem os historiadores que as peças de metal foram chamadas de “moedas” porque, na Roma antiga, eram cunhadas no templo da deusa Juno Moneta. Logo no começo, para autenticar o dinheiro, as moedas traziam a efígie do soberano local. Assim, na Palestina romana, circulavam moedas com a imagem de César. Foi uma dessas moedas que apresentaram a Jesus, na passagem do Evangelho de hoje.

Os inimigos de Jesus lhe propõem uma situação capciosa: “É lícito, ou não, pagar o tributo a César?” Sob a dominação romana, os judeus odiavam o invasor. Se Jesus aprovasse o pagamento de tributos, seria alvo da antipatia popular. Se o desaprovasse, apresentava-se como “subversivo”, alguém que incitava a revolta contra o poder instituído.

Detalhe: os mestres judeus entendiam que a Lei mosaica proibia a fabricação de imagens, ainda mais de entidades que pedissem algum tipo de culto religioso, como o que se estabeleceu em relação aos césares romanos, com estátuas, templos e incensos.

Aos seus interrogadores, Jesus pede para ver uma moeda. Claro, a moeda foi logo tirada do bolso de um dos escribas ou doutores da lei, ficando claro que eles mesmos faziam uso das moedas estrangeiras e lucravam com elas. Ora, se a moeda tinha a efígie de César – como eles mesmos reconheceram -, não devia haver nada de mal em devolvê-la a seu legítimo dono.

Já os corações humanos – que traziam desde a criação a imagem e semelhança do Criador, como registrava o Gênesis -, esses, sim, pertenciam a Deus. Não poderiam ser entregues a nenhum poder deste mundo. Sem dúvida, uma resposta magistral!

E nós, neste início de milênio, a quem entregamos o nosso coração? A Deus ou ao dinheiro?

Orai sem cessar: “Nunca pus no ouro minha segurança, / nem jamais disse ao ouro puro: ‘És minha esperança’”. (Jó 31,24)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.