L Liturgia

Liturgia de 05 de janeiro de 2018

SEXTA FEIRA - TEMPO DO NATAL
(branco, pref. do Natal - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

- Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso (Sl 111, 4).

Oração do dia

- Ó Deus, sede a luz dos vossos fiéis e abrasai seus corações com esplendor da vossa glória, para reconhecerem sempre o Salvador e a ele aderirem totalmente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Jo 3,11-21

 

- Leitura da Primeira Carta de São João: 11Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 100,2.3.4.5 (R: 2a)

- Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!


- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!


- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!


- Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!


- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Um dia sagrado brilhou para nós: nações vinde todas adorar o Senhor, pois hoje desceu grande luz sobre a terra.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: 1,43-51

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

 

 

Liturgia comentada
Antes... eu te vi... (Jo 1,43-52)

O preconceito parecia vacinar Natanel e dificultar sua acolhida a Jesus: “De Nazaré, pode sair alguma coisa que preste?” Filipe não discutiu. Apenas desafiou: “Vem e vê!” Ele sabia que o encontro pessoal com Jesus derrubaria todas as barreiras...

Aqui, temos uma lição: é perda de tempo argumentar de maneira “lógica” com uma pessoa preconceituosa... ou ferida... ou encapsulada em seu saber acumulado dos livros... O truque é aproximá-la de Jesus e... deixar que Ele faça do seu jeito!

Mas Filipe não podia adivinhar que a adesão fosse tão rápida, diante de uma simples frase de Jesus a Natanael: - “Eu te vi antes, quando estavas debaixo da figueira...”

Ninguém sabe o que Jesus viu. Mas Natanael sabia de que se tratava. E bastou para emitir um ato de fé: “Tu é o Filho de Deus!” Eis o comentário de André Scrima sobre este encontro:

“Quando Filipe conduz Natanael a Jesus, Jesus é o primeiro a dirigir-se a ele: Deus se antecipa e toma a iniciativa, Ele nos ajuda a acolher o seu chamado. E como resultado desta iniciativa, o destino e toda a vida de Natanael foram alterados, praticamente como o que ocorreu com Pedro. Num primeiro lance, Jesus revel sua condição e sua realidade profunda: ‘Eis que chega um verdadeiro israelita, um homem sem artifício’.”

Jesus quer dizer que Natanael faz parte do “resto” dos israelitas que creram no Cristo e se tornaram o novo Israel. E quando Natanael pergunta a Jesus de onde o conhecia, é surpreendido com uma frase seca: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Natanael é fulminado pela revelação: este homem lê os corações. Lê o MEU coração! Nada fica escondido aos seus olhos.

É isto que chamamos de uma “experiência de Deus”. Ela simplesmente acontece, com a natureza de uma “graça”, um dom gratuito, não merecido, puro presente de Deus. Tal experiência contorna nossas defesas, anula nossos dialoguismos, lança por terra nossas defesas racionais. Diante dessa experiência, você já pode dizer: “Agora eu sei...”

E, não sem alguma ironia, Jesus deve ter sorrido ao afirmar: “Verás coisas maiores do que estas...”

Orai sem cessar: “Senhor, tu conheces todos os meus caminhos!” (Sl 139,3)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.