L Liturgia

Liturgia de 22 de janeiro de 2018

SEGUNDA FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM.
(verde, glória ,creio, III semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo  (Sl 95, 1.6).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 2 Sm 5,1-7.10

 

- Leitura do Segundo Livro de Samuel: Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até o rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 89,20.21-22.25-26 (R: 25a)

- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

R:Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.


- Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito”.

R:Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.


- Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

R:Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.


- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. “Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, e a sua mão direita estenderei por sobre os rios”.
R:Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 3,22-30

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

  

Liturgia comentada
Se uma casa se divide... (Mc 3,22-30)

Como se recusavam a reconhecer nos milagres de Jesus um sinal da ação divina, os escribas o acusam de usar a força de Satã para expulsar os demônios. Jesus retruca: “se Satã expulsa seus próprios demônios, seu reino está dividido e acabará em ruínas”.

A observação do Mestre nos leva a refletir sobre a importância da unidade e os efeitos mortais da quebra da unidade, sejam os cismas na Igreja, as rupturas familiares e – talvez a causa de tudo – a perda da unidade pessoal.

O grande líder espiritual dos E.U.A., Dom Fulton Sheen, assim escrevia em seu livro clássico “Angústia e Paz”:

“O homem moderno não é mais uma unidade, mas um molho confuso de complexos e de nervos. Acha-se tão desassociado, tão alienado de si mesmo, que se vê menos como uma personalidade, do que como um campo de batalha, onde uma guerra civil se trava raivosa entre mil e uma antagônicas lealdades. Não há um propósito único, a todos os respeitos, em sua vida.”

Nada mais verdadeiro. De um lado, a consciência do que é bom, o apelo da virtude, os protestos do bem comum; de outro, a sedução do poder, a busca das facilidades, a sedução das paixões. Arrastado de lá para cá, o homem se vê partido e arruinado.

Prossegue Fulton Sheen: “Sua alma pode ser comparada a uma jaula, na qual numerosas feras, cada qual buscando sua própria presa, rolam uma sobre as outras. Pode ser ainda comparado a um rádio ligado para várias estações. Em vez de ouvir alguma delas claramente, recebe apenas uma estática intolerável”.

É hora de refletir: em qual emissora estou sintonizado? Na rede do mundo, com seus propósitos de poder e sucesso, de avareza e acumulação, de luxo e luxúria? Ou na emissora do Evangelho, que convida à vida simples e sóbria, à fraternidade e à partilha?

Se dou ouvidos às duas fontes e acolho todas as mensagens, acabarei partido, neurótico, arruinado. Pior: espalharei a ruína e a divisão à minha volta...

Orai sem cessar: “Oh! Como é bom e agradável irmãos unidos viverem juntos!” (Sl 133,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Livro

Enquete

Qual os temas do site da CCNA mais te chama atenção

Mais Lidos