L Liturgia

Liturgia de 22 de fevereiro de 2018

QUINTA FEIRA – CÁTEDRA DE SÃO PEDRO
(Branco, glória, prefácio dos apóstolos,  ofício da festa)

Antífona da entrada

 

- O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos  (Lc 22,32).

Oração do dia

 

- Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Pd 5,1-4

 

- Leitura da Primeira Carta de São Pedro: Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 23,1-3ª.3b-4.5.6 (R: 1)

 

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 16,13-19

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus!

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus!

- Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la  (Mt 16,18)

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus!

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

 

Liturgia comentada
Tu és Pedro! (Mt 16,13-19)

Neste Evangelho basilar para a história da Igreja - que alguns intrépidos têm a ousadia de afirmar que não era “projeto de Jesus” – uma resposta do homem serve de gatilho para uma resposta de Deus. Quando Simão diz: “Tu é o Cristo”, Jesus responde: “Tu é Pedro! Tu és pedra!” E esta rocha [képhas] está no alicerce da comunidade de Jesus.

Como observa François Trévedy, aquele que antes nomeava, ouve agora que é nomeado. “A definição de Jesus por Pedro desata prontamente a de Pedro por Jesus”. Pedro é batizado em sua própria resposta, ‘sagrado’ em sua resposta. Pedro vem à existência em sua resposta e, com ele, toda a Igreja: sua resposta é sua certidão de nascimento.

Ao interrogar sobre sua própria identidade, Jesus suscitou Pedro e, através de Pedro, com Pedro, a sua Igreja; em Pedro ele saúda pela primeira vez sua Igreja, que é toda ela a Resposta, é aquela que responde, aquela que corresponde com Cristo. É que toda a Igreja se sustém na resposta, toda a Igreja consiste em dizer ‘Tu és o Cristo’. “A Igreja é aquela que responde – conclui Trévedy -, aquela que se dirige a um TU, aquela que resulta imediatamente, como resposta e como esposa, da pergunta de Jesus Cristo proposta ao mundo.”

O questionamento de Jesus ainda ressoa nos ares: “Quem dizeis que eu sou?” A Igreja não tem outra pergunta mais importante a responder. O mundo todo não tem outra resposta mais importante a dar. Quem é Jesus para mim? Um sábio do Oriente? Um ativista contra a dominação romana? Um doce profeta da Palestina? Um homem do povo sacrificado aos interesses da elite da época? Um iluminado entre outros?

A Igreja ouviu Pedro e – com Pedro e em Pedro – repete fielmente sua resposta, intacta ao longo dos séculos: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” E esta resposta tem o poder de reduzir a pó todos os potentados do planeta, de relativizar todos os absolutos do paganismo e desfazer em migalhas todos os ídolos de nosso tempo.

Qualquer Cristologia que ignore a resposta de Simão Pedro se reveste de traição. Repetindo François Trévedy, “a Igreja só existe e se mantém de pé enquanto Confissão, em palavras e atos. A Igreja está em Pedro, começa em Pedro como aquela que confessa, assim como está em Maria e começa em Maria como aquela que consente”.

Orai sem cessar: “Toda língua confesse que Jesus é o Senhor!” (Fl 2,11)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.