L Liturgia

Liturgia de 02 de janeiro de 2020

QUINTA FEIRA – SANTOS BASÍLO E GREGÓRIO, BISPOS E DOUTORES
(branco, pref. do Natal ou dos pastores - ofício da memória)

Antífona da entrada

 

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23)

Oração do dia

- Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Jo 2,22-28

 

- Leitura da primeira carta de são João -  Caríssimos: 22 quem é mentiroso,
senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?  O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho.  23  Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai.
Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24 Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26  Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27 Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine.  A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28 Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 98, 1- 4 (R: 3a)

 

- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

- Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!.

R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 1, 19-28

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!  


- 19  Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém
sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?' 20 João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'. 21 Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?' Ele respondeu: 'Não'. 22 Perguntaram então: 'Quem és, afinal?
Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?' 23 João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' - conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26 João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Quem és tu? (Jo 1,19-28)

Sacerdotes e levitas se deslocam de Jerusalém, o centro político e religioso, e vão até as margens pedregosas do Jordão para interrogar João Batista. Uma pergunta direta, quase ameaçadora: - “Quem és tu?”

Naturalmente, os poderes da época estão inquietos. Começam por fazer uma inquisição centrada em seus próprios temores. Quem seria aquela personagem áspera que atraía multidões? O Messias? Elias? O profeta? E João nega três vezes.

Diante da insistência, João declara: “Sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor’”. Ao citar o profeta Isaías 40,3, João Batista demonstra pleno conhecimento da missão que Deus lhe confiara. Não queria ser a pessoa que muitos esperavam. Não queria ser a pessoa que muitos temiam.

Eis aqui uma bela lição para nós. Se esta pergunta nos fosse feita: - “Quem és tu?” -, qual seria a nossa resposta? Talvez fosse mais fácil apresentar-nos de uma forma cômoda, aceitável para a opinião pública. Talvez fôssemos tentados a maquiar nossa pessoa, ignorando nossa íntima realidade.

Lembro-me de um pregador que abriu sua primeira palestra em um retiro com esta apresentação: - “Eu sou fulano de tal, um pecador perdoado...” Foi uma surpresa para mim! Ele poderia ter apresentado seu currículo, seus títulos acadêmicos, um resumo de seu trabalho de evangelização. Poderia mesmo lembrar que abandonara sua profissão rendosa para se dedicar ao anúncio do Evangelho, mas preferiu falar daquilo que ele mesmo pensava definir melhor sua pessoa... Um pecador perdoado...

- Quem é você? Quem sou eu? Quem somos nós? O que é que nos define como pessoa? Uma profissão: Fulano é nosso padeiro... Um erro: Foi ele que assaltou o banco... Uma vitória: Ela é a campeã olímpica...

Parece pouco como definição. Não diz muita coisa sobre nossa pessoa mais profunda. Não é assim que Deus nos vê. Deus vê um pastor adolescente e enxerga nele o novo rei de Israel. Deus vê um colhedor de sicômoros e enxerga seu novo profeta. Deus vê uma jovenzinha de Nazaré e enxerga sua futura Mãe...

No início de mais um ano, temos a oportunidade de nos perguntar: - “Quem sou eu?” Aliás, boa pergunta para fazermos ao nosso Senhor...

Orai sem cessar: “Senhor, tu me examinas e me conheces...” (Sl 139,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.