L Liturgia

Liturgia de 11 de janeiro de 2020

SABADO - SEMANA EPIFANIA

(branco, pref. da Epifania - ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos (Gl 4, 4).

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Jo 5, 14-21

 

- Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos: 14esta é a confiança que temos no filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 149, 1-2.3-4.5.6a.9b  (R: 4a)

- O Senhor ama seu povo, de verdade.

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

 R: O Senhor ama seu povo, de verdade.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - O povo, sentado nas trevas, grande luz enxergou; aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Mt 4,16).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 3,22-30

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava.23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Esta é a minha alegria... (Jo 3,22-30)

João Batista é o legítimo precursor do Messias Jesus. Pré-cursor = aquele que corre na frente. Na verdade, foi a última voz profética depois de 150 anos de silêncio das profecias em Israel. O Batista é um excelente modelo para a atuação de todo evangelizador: faz seu papel, cumpre sua missão e depois... desaparece.

Terminada a sua tarefa, João espera apenas pelo desenlace no festim de Herodes, temperado em vinho e sarcasmo. Enquanto isso, brota uma reação de ciúme entre os discípulos do Batizador: “Aquele de quem deste testemunho está batizando, e todos vão a ele...”

João não deve ter evitado um meio sorriso ao responder: “O amigo do noivo se alegra quando ouve a voz dele”. Ele acha natural que Jesus esteja no foco das atenções e todos o cerquem. Não espera aplausos e diplomas de mérito pelo trabalho que havia realizado.

Em tempos de palcos e microfones, telinhas e telonas, sites e blogs, João Batista nos interpela ao mostrar que todo destaque cabe ao Anunciado, não ao anunciante. Eis o comentário de Louis Bouyer: “A beleza deste testemunho é pura demais para ter necessidade de ser sublinhada por nós. Jesus assume o lugar de João Batista, e este afirma que foi Deus quem lho deu. O amigo do esposo, que tudo preparou para as bodas, vindo agora o esposo, já não tem outra coisa a fazer senão retirar-se diante do dono da festa. Para João, esta retirada não é uma humilhação dolorosa: ouvir a voz do esposo que se dirige à esposa lhe dá a perfeita alegria, pois ele só havia trabalhado para isto”.

Na Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” [2013], o Papa Francisco fala sobre a “doce e reconfortante alegria de evangelizar”: “O bem tende sempre a comunicar-se. Toda a experiência autêntica de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão; e qualquer pessoa que viva uma libertação profunda adquire maior sensibilidade face às necessidades dos outros. E, uma vez comunicado, o bem radica-se e desenvolve-se. Por isso, quem deseja viver com dignidade e em plenitude, não tem outro caminho senão reconhecer o outro e buscar o seu bem. Assim, não nos deveriam surpreender frases de São Paulo como estas: ‘O amor de Cristo nos absorve completamente’ (2Cor 5,14); ‘ai de mim, se eu não evangelizar!’ (1Cor 9,16). [EG, 9]

João Batista nos ensina a receita da alegria que não passa...

Orai sem cessar: “Alegrai-vos no Senhor!” (Sl 32,11)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.