L Liturgia

Liturgia de 22 de fevereiro de 2020

SABADO – CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

(Branco, glória, prefácio dos apóstolos, ofício da festa)

Antífona da entrada

 

- O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos (Lc 22,32).

Oração do dia

 

- Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Pd 5,1-4

 

- Leitura da primeira carta de são Pedro: Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 23,1-3a.3b-4.5.6 (R: 1)

 

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la  (Mt 16,18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 16,13-19

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Quem dizeis que eu sou? (Mt 16,13-19)

Ao longo da História, incomodados pela exigente dureza dos Evangelhos, os homens se dedicaram a propor variadas imagens de Jesus Cristo: seria um profeta do passado, um homem bom injustamente condenado, ou um reformador social, um guerrilheiro no Império Romano, um mestre de sabedoria, um “iluminado”... Nenhuma delas chega ao cerne de sua pessoa: o Filho de Deus que se encarnou, nascendo de Mulher, vítima de salvação para a humanidade.

Suzanne de Diétrich [1891-1981] comenta: “Reconhecer em Jesus não mais um profeta, mas ‘o Filho de Deus’, só é permitido à fé. E esta fé só pode ser um dom de Deus. Não disse Jesus: ‘Ninguém conhece o Filho senão o Pai’? (Mt 11,27) E São Paulo declara: ‘Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor se o Espírito Santo não o inspira’. (1Cor 12,3) Toda a Igreja apostólica reconhece que a divindade de Jesus Cristo é um mistério de fé, inacessível à simples sabedoria humana. No momento em que Simão confessa a sua fé, é o próprio Deus quem fala por sua boca; uma grande graça lhe é concedida e Jesus o proclama ‘feliz’.

Jesus dá a Simão um nome novo: ‘kepha’, que significa ‘rocha’. Este nome contém uma promessa: Simão, o discípulo flutuante, impulsivo, será agora, pela graça de Deus, a ‘rocha’ sobre a qual Deus edificará a comunidade nova. Nós cremos que se trata, aqui, exatamente da pessoa de Pedro, e não somente de sua fé. Bem entendido, é na qualidade de confessor da fé que Pedro é chamado a desempenhar este papel.

Ao lhe dar as chaves do Reino, Jesus permite a Pedro – e por ele, à sua Igreja – abrir este Reino àqueles que receberão sua palavra. Esta palavra tem o poder de desatar os homens dos elos do pecado e da morte.

Jesus adverte seus discípulos para não dizerem a ninguém que Ele é o Cristo. Ainda não chegou a hora de revelar sua identidade; de uma parte, porque seu ministério não está acabado e a confissão pública de sua messianidade será sua sentença de morte; de outra parte, porque sua qualidade de Messias pode prestar-se a graves mal-entendidos.

A sequência de sua conversa com os discípulos nos dará a prova disso. Eles ainda não compreenderam o mistério dos sofrimentos do Servo, nem no que diz respeito a seu Mestre, nem no que se refere a eles-mesmos.”

Para muitos, Jesus Cristo continua um mistério insolúvel. Só a graça de Deus pode desvelar este mistério...

Orai sem cessar: “Ele estava carregando os pecados da multidão.” (Is 53,12)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.