L Liturgia

Liturgia de 25 de fevereiro de 2020

TERÇA-FEIRA DA VII SEMANA DO TEMPO COMUM

(cor verde - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

Oração do dia

- Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Tg 4,1-10


- Leitura da carta de são Tiago: Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. 4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus. 5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. 9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 55,7-8.9-10a.10b-11a.23 (R: 23a)

- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!


- É por isso que eu digo na angústia: “Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso! Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!


- Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão”. Ó Senhor, confundi as más línguas.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!


- Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!


- Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile!

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6, 14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 9,30-37


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessaram a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "Que discutíeis pelo caminho?" 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido qual deles seria o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37"Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou".

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Qual deles seria o maior... (Mc 9,30-37)

Chegando a Cafarnaum após dura caminhada, assim meio distraído, Jesus pergunta sobre o tema que causara entre eles algum tipo de controvérsia.

Silêncio total. É que eles discutiam – que santos alunos Jesus arranjara! – qual deles seria o maior. Podemos ajudá-los? 5 pescadores galileus, pele assada de sol, mãos grossas e o jeito bronco de roceiros, tudo realçado pelo sotaque caipira. 2 guerrilheiros (duas espadas! Cf. Lc 22,38) à espera de um Messias político. Um ex-cobrador de impostos especialista em aumentar a cobrança e guardar um percentual... E vai por aí afora. Qual deles seria o maior?

Jesus puxa para o meio da roda uma criança que brincava ali perto. E aponta para ela: não percam tempo querendo ser grandes. Sejam pequeninos. E falando em pequenez, quem recebe um destes pequeninos em meu nome, é a mim que acolhe. Se vocês querem ser grandes, sejam o último da fila. Sejam aquele que se faz servo dos outros irmãos...

Eis o comentário de Isaac, o Sírio (Séc. VII):

“Ó menorzinho dos homens, queres encontrar a vida? Guarda em ti a fé e a humildade! Queres descobrir o que dá a vida? Caminha sobre a via da simplicidade! Nada pretendas conhecer diante de Deus. A fé acompanha a simplicidade. Mas a presunção acompanha a sutileza do conhecimento e os desvios do pensamento. Ela afasta de Deus.

Quando vens diante de Deus pela oração, sê em teu pensamento como a formiga, como aquele que se arrasta pelo chão, como um verme, como criança que balbucia. E diante dele não digas nada que pretendes saber. Mas aproxima-te de Deus com um coração de criança. Vai diante dele para receber aquela solicitude com a qual os pais cuidam de seus filhinhos bem pequenos. Já foi dito: ‘O Senhor guarda as criancinhas’. Aquele que é como a criancinha, aproxima-se da serpente, toma-a pelo pescoço e a serpente não lhe faz mal. [...]

Quando a graça vê que a presunção infiltrou-se um pouco no pensamento do homem e este começa a ter uma alta ideia de si mesmo, ela permite logo que sejam reforçadas e concentradas as tentações que o assaltam, até que ele aprenda sua fraqueza, se refugie em Deus e a Ele se apegue na humildade. E assim ele atinge a medida do homem perfeito na fé e na esperança do Filho de Deus, e é elevado no amor.”

Como se vê, é mais prático ser pequeno... ser criança...

Orai sem cessar: “O Senhor eleva os humildes.” (Sl 147 [146],6)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.