L Liturgia

Liturgia de 10 de março de 2020

TERÇA FEIRA – II SEMANA DA QUARESMA

(Roxo, ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Iluminai meus olhos, Senhor, guarde-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele (Sl 12,4).

Oração do dia

 

- Guardai, Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção e, como a fraqueza humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 1,10.16-20

 

- Leitura do livro do profeta Isaías: 10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 50,8-9.16bc-17.21.23 (R: 23b)

 

- A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

R: A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

 

- "Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocausto; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

R: A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

 

- Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha aliança em tua boca? Tu que odiastes minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

R: A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

 

- Diante disso que fizestes, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? 'É disso que te acuso e repreendo, e manifesto essas coisas as teus olhos.

R: A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

 

- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim, é que me honra de verdade. “A todo homem que procede retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

R: A todos que procedem retamente eu mostrei a salvação que vem de Deus.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 23,1-12

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

 

- Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31).

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Um só é o vosso Pai... (Mt 23,1-12)

Intencionalmente, deixo de lado a oposição entre o ser e o parecer, ignoro o contraste entre o que se vive e o que se prega, tema do Evangelho de hoje. Deixo também a questão do formalismo religioso, que transforma em fardo o que devia ser gesto de amor. Prefiro ir mais fundo, ao âmago da questão religiosa: Deus é nosso Pai!

Se fazemos esta descoberta fundamental, se o experimentamos de fato, aquelas outras questões saem do foco, perdem valor. E se temos um Pai comum, somos todos irmãos. Logo, em vez de brigar pelos primeiros lugares, nossa disputa deveria ser pela honra de ceder nosso lugar ao irmão. Isto, sem dúvida, convenceria o mundo pagão acerca de nossa propalada “religião”.

No fundo, ser filho de Deus se resume a uma atitude de abandono infantil, tal como entendeu a Pequena Teresa, quando descobriu que não precisava galgar a escadaria, pois as mãos paternas podiam alçá-la com mais facilidade. Em lugar de heroísmo, confiança.

Quem sabe, este meu soneto – “Pelas costas...” – deixa tudo isto mais claro?

 

 

Quisera crer assim como um nenê

Ao colo de sua mãe abandonado:

Sem nada a perguntar, nenhum por quê,

Pois nada inquieta a quem se sente amado.

 

 

 Aquele que, sem ver, ainda crê,

É com certeza um bem-aventurado!

Quando Deus faz negaças com você,

Mesmo assim fica sempre do seu lado.

  

 

E vamos nós a procurar por onde

Encontrar o Divino que se esconde

Da nossa humanidade sem respostas...

 

  

Até que, um dia, o nosso tempo finda:

Se a mesma sede prevalece, ainda,

Deus chega e nos abraça pelas costas...

 

Orai sem cessar: “Feliz quem pôs sua esperança no Senhor!” (Sl 146,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.