L Liturgia

Liturgia de 23 de março de 2020

SEGUNDA FEIRA DA IV SEMANA DA QUARESMA

(Roxo, ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Confio em vós, ó Deus Alegro-me e exulto em vosso amor, pois olhastes, Senhor, minha miséria!  (Sl 30,7).

Oração do dia

 

- Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa vontade, sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 65, 17-21

 

- Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 30,2-4.5-6.11-12a.13b (R: 2a)

 

- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

R: Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!


- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

R: Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!


- Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

R: Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!


- Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

R: Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 4,43-54

 

Honra e glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

Honra e glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

- Buscai o bem, e não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará (Am 5,14).

Honra e glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada

Se não virdes milagres... (Jo 4,43-54)

Como incomodam esses milagres! Os milagres de antigamente e os milagres de nossos dias. E corremos dois perigos em relação a eles...

O primeiro risco está em nos aproximarmos de Deus apenas na busca de milagres, o que faria de nós uma gente interesseira, disposta a “usar” a Deus em próprio benefício, sem nenhum compromisso com a verdadeira adoração e o serviço ao próximo. Uma religião feita apenas de novenas, promessas e romarias pode ser sintoma dessa “religião”. Afinal, quantos pediram e receberam a cura e... se afastaram de Deus e da Igreja, pois já tinham tudo o que desejavam! Neste caso, Deus se torna uma espécie de banco de onde sacamos valores, ou um supermercado com mercadorias à nossa disposição, que visitamos em caso de extrema necessidade.

O segundo risco está na atitude racionalista que nega ao próprio Deus o direito de fazer milagres. Tendo o Criador estabelecido as leis físicas, químicas e biológicas do Cosmo, Ele mesmo acaba prisioneiro de suas leis e proibido de alterá-las quando lhe aprouver. Esses acadêmicos racionalistas realizam tremendo esforço para “explicar” os milagres da Bíblia conforme seus parâmetros intelectuais: o paralítico que andou era apenas um doente psicossomático; o endemoninhado não passava de um caso de epilepsia; Lázaro não estava morto, mas ficara em catalepsia; e Jesus não transformou água em vinho coisa nenhuma, pois foram os discípulos que levaram o vinho escondido. E esses escritores de ficção ainda se chamam de “doutores”!

Ora, nesta cena do Evangelho, a observação de Jesus por certo se dirige àqueles que só se aproximam de Deus interessados em seus milagres. E se os milagres faltarem, a fé acaba rolando pela sarjeta. “Não vou rezar mais, pois Deus não me ouve!” “Já cansei de pedir, Deus está surdo!”

Enquanto isso, Jesus, o Filho de Deus, abre mão de seus poderes, aceita a cruz e a morte, e ainda acha tempo de perdoar seus agressores. Isto é, coloca a sua missão e a obediência ao Pai acima de qualquer interesse pessoal. Sua “religião” se resume a fazer a vontade do Pai.

E nós? Qual é a essência de nossa religião? Queremos um Deus-na-coleira, pronto a atender aos nossos caprichos? Ou estamos dispostos a consagrar nossa vida ao serviço de Deus, para edificar o Reino e ajudar o próximo?

 

Orai sem cessar: “Senhor, és o Deus que fez o milagre!” (Sl 77,15)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.