L Liturgia

Liturgia de 07 de fevereiro de 2020

SEXTA FEIRA – IV SEMANA COMUM

(cor verde, ofício do dia)

Antífona da entrada

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105, 47)

Oração do dia

- Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Elo 47,2-13


- Leitura do livro do Eclesiástico: 2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força a seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo. 7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e aniquilou os filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora.
13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 18,31.47.50.51 (R: 47b)

- Louvado seja Deus, meu Salvador!

R: Louvado seja Deus, meu Salvador!


- São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.

R: Louvado seja Deus, meu Salvador!


- Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.

R: Louvado seja Deus, meu Salvador!


- Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.

R: Louvado seja Deus, meu Salvador!

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 6,14-29

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Que devo pedir? (Mc 6,14-29)

A filha de Herodíades – mais uma personagem anônima nos Evangelhos! – entra no salão e dança para os convidados na festa de aniversário do rei Herodes. A adolescente é filha da mulher de Felipe, que caíra em desgraça perante César. Herodes simplesmente roubara a mulher de seu irmão. Esta ofensa à Lei mosaica foi publicamente denunciada por João Batista: “Não te é lícito ter a mulher de teu irmão!” Assim nascera o ódio surdo de Herodíades contra o Precursor de Jesus Cristo.

Já embriagado, Herodes se une aos aplausos dos convivas e faz à jovenzinha uma promessa descabida: “Pede-me o que quiseres... mesmo a metade de meu reino!” É uma promessa assustadora. A garota vai até sua mãe para se orientar: “Que devo pedir?”

Esta é uma pergunta que todos nós precisamos levar a sério: em nossas orações, que é que devemos pedir? A Sagrada Escritura registra um caso exemplar. Ainda jovem, Salomão se vê elevado ao trono, e não é sem temor e tremor que a nova missão lhe cai nos ombros inexperientes. Que faz Salomão? Que deve pedir? Pois ele pediu a Deus que lhe desse “um coração ouvinte” (cf. 1Rs 3,9), capaz de discernir entre o bem e o mal.

Este pedido agradou ao Senhor, que elogia o jovem rei por aquilo que ele NÃO pediu: longa vida, bens e riquezas, a morte de seus inimigos (cf. 1Rs 3,11). Curiosamente, são pedidos que podem ocorrer em nossas orações revestidas de interesses e de pragmatismos. Superar uma doença grave e viver muito, adquirir um segundo carro, livrar-nos de adversários incômodos e ameaçadores. Nada que o Deus de Salomão viesse a elogiar...

No caso da jovem dançarina, a mãe odiosa a desorienta: “Pede, numa bandeja, a cabeça de João Batista!” A adúltera pede exatamente o que Salomão não pediu: a morte do inimigo. O espanto e a decepção de Herodes foram menores que sua vergonha diante da possibilidade de quebrar seu juramento. E João foi decapitado.

Na Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo diz sem nenhuma reserva: “Não sabemos o que pedir, nem como pedir”. (Rm 8,26) Mesmo na oração, nós somos incapazes. E ele acrescenta: “O Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. É o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis”. Fica evidente a dependência do Espírito Santo para orientar nossa vida de oração. Existem péssimos conselheiros à nossa disposição: o medo, o ódio, a preguiça, o sucesso, a ambição. Eles podem infiltrar-se em nossas preces e nos desviar do caminho de Deus.

A filha de Herodíades nos sirva de alerta...

Orai sem cessar:Seja feita a vossa vontade!” (Mt 6,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.