L Liturgia

A ORDENAÇÃO EPISCOPAL - PLENITUDE DO SACRAMENTO DA ORDEM (CIC § 1555)

“Entre aqueles vários ministérios, que desde os primeiros tempos são exercidos na Igreja, conforme atesta a Tradição, o lugar principal é ocupado pelo múnus daqueles que, constituídos no episcopado, conservam a semente apostólica por uma sucessão que vem ininterrupta desde o começo [LG 20] .”

A Tradição atesta que os bispos são os sucessores dos Apóstolos. Os Apóstolos foram testemunhas dos ensinamentos e da Ressurreição de Jesus. Eles estabeleceram os princípios básicos para toda a vida da Igreja.

Os Apóstolos ordenaram Bispos, seus sucessores, para que a Igreja cumprisse até o fim dos tempos a missão que Jesus lhe confiou, a de "Ir pelo mundo inteiro, para pregar o Evangelho a toda criatura" (Mt 28,18).

Os Bispos da Igreja Católica, embora não tenham sido testemunhas diretas da ressurreição de Jesus Cristo, no entanto, pela "sucessão apostólica", participam do Colégio dos Apóstolos.

Esse testemunho do primeiro século da Igreja mostra bem a sucessão apostólica e a importância do bispo. Desde o primeiro século sabemos que sem o bispo, ordenado pelos Apóstolos, ou um delegado seu, não se podia celebrar a Eucaristia.

Fora dessa sucessão que vem diretamente de Cristo, não há legitimidade para se atuar em nome da Igreja.