L Liturgia

A sagração do bispo é obra do Espírito Santo (CIC § 1556)

Para desempenhar sua missão, “os Apóstolos foram enriquecidos por Cristo com especial efusão do Espírito Santo, que desceu sobre eles. E eles mesmos transmitiram a seus colaboradores, mediante a imposição das mãos, este dom espiritual que chegou até nós pela sagração episcopal [LG 21] ”

Veja que a sagração do bispo é obra do Espírito Santo. É por causa da importância de sua função, que Deus quis enriquecer os Apóstolos com o seu divino Espírito, que literalmente "desceu sobre eles" como aconteceu em Pentecostes (cf. At 1,8; 2,4; Jo. 20, 22-23) e que por sua vez, pela imposição das mãos, transmitem este mesmo dom aos seus colaboradores.

"Quando se precisa de um novo bispo para presidir uma diocese ou para alguma missão importante dentro da Igreja, o Papa, como sucessor de Pedro, designa o sacerdote que deve ser elevado à ordem episcopal.  Este sacerdote [pela graça do Espírito Santo] recebe então, pela 'imposição das mãos' [e pelas palavras da consagração] de outros Bispos, que, por sua vez, converte-se em Bispo. Com a imposição de mãos do Bispo consagrante (habitualmente acompanhado por outros sucessores dos Apóstolos), o novo Bispo recebeu o Espírito Santo. E, agora, ao ser ordenado Bispo, o Espírito Santo [desce sobre ele] e sua alma será marcada com um caráter episcopal do sacramento da Ordem Sagrada, revelando a superioridade da graça neste servo de Deus, escolhido pelo Senhor, que pode por isso, com todo direito e poder, conduzir Seu povo" (TRESE, Léo, a Fé Explicada, Quadrante -São Paulo 2005 - p. 421/422).

A consagracão episcopal confere também ao Bispo o poder de ordenar sacerdotes e de consagrar outros bispos, garantindo assim a sucessão apostólica que é um poder que jamais poderá se perder.

Amigo ouvinte, o bispo é a cabeça de uma Igreja que serve. Ele é pastor, amigo de seus padres e de seu povo; aquele que serve em nome de Jesus Cristo e que ajuda os irmãos a crescerem na fé, na esperança e no amor. Rezemos por nossos bispos, para que possam governar fielmete o povo que lhes foi confiado e possam contar sempre com a adesão dos fiéis.