L Liturgia

Liturgia de 13 de maio de 2020

QUARTA FEIRA – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

(branco, pref. da Ascensão - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Cristo nos amou e nos lavou dos pecados com seu sangue, e fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai, aleluia! (Ap 1,5)

Oração do dia

- Ó Deus, pela glorificação de Cristo e pela iluminação do Espírito Santo, abristes para nós as portas da vida eterna. Fazei que, participando de tão grandes bens, nos tornemos mais dedicados a vosso serviço e cresçamos constantemente na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 15,1-6

 

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé travessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 122,1-2.3-4a.4b-5 (R: 1)

 

- Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!


- Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!


- Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!


- Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 15,1-8

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada

Permanecei em mim! (Jo 15,1-8)

Em 4 versículos, temos 9 vezes o verbo “permanecer”. Em sua etimologia, o verbo significa “ficar por inteiro, completamente”. Assim como um ramo enxertado no tronco recebe dele – exclusivamente – sua seiva, alimentação e vida. E assim, só devido à sua inserção no tronco é que pode produzir fruto.

Permanecer é viver. É resistir à violência do vento e aos ardores do sol, pois a vida que vem do tronco é garantia de sobrevivência e de abundante colheita. Ao contrário, amputar-se do tronco é optar pela inanição e pela morte, por um fim estéril e sem esperança.

“Jesus acaba de instituir a Eucaristia – comenta o Pe. Ceslas Spicq -, graças à qual permanecerá fisicamente presente entre os seus. Compara a união existente entre ele e seus discípulos com este “sangue da vinha”, com a videira e seus ramos, O sentido da alegoria é tal vínculo. O único problema vital para os ramos é permanecerem unidos ao tronco, condição essencial para produzirem frutos (a vinha é um símbolo da fecundidade (cf. Sl 128,3; Ex 10).”

A alegoria de João 15 me inspirou o soneto “RAMO DA VIDEIRA”:

 

Eu quero ser um ramo da videira,

Enxertado no tronco de Jesus,

E exposto ao Sol divino, em plena luz,

Hei de frutificar a vida inteira!

 

 

É Jesus a videira verdadeira:

Da seiva que seu tronco me conduz,

A Vida passa por meus galhos nus

E nova primavera já se abeira...

 

 

Senhor, mesmo na bruma mais espessa,

No teu Amor eu sempre permaneça

Como quem persevera e não se cansa!

 

 

Faz-me fiel no extremo do caminho

E de meus cachos correrá bom vinho

Para alegrar a festa da Aliança...

 

 

Orai sem cessar: “Meu bem-amado é para mim e eu para ele.” (Ct 2,16)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.