Templo de Jesus - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

Orígenes fala neste comentário sobre o Evangelho de São João referindo-se a passagem  da Purificação do Templo, e onde os judeus pedem um sinal a Jesus e Ele prediz a Sua  entrega e Seu sacrifício, ou seja, sua Paixão, Morte e Ressureição. O comentário diz  também que somos templo de Cristo. Em um trecho inicia dizendo:
 
Destruí este templo e em três dias o reedificarei (Jo 2,19)
Todavia ambos, tanto o templo como o corpo de Jesus, compreendidos como unidade,  parecem-me ser figura da Igreja. Por ter sido edificada com pedras vivas; feita casa  espiritual para o sacerdócio santo (1Pd 2,5). Edificada sobre o fundamento dos apóstolos  e dos profetas, sendo sua máxima pedra angular o Cristo Jesus (Ef 2,20), existindo em  verdade, como templo.
 
Jesus fala de seu Templo que é Seu Corpo e os Judeus entenderam com relação ao  templo de pedra, e que ali havia muitos interesses e assim perdeu seu objetivo. Esse  novo templo será reconstruído em 3 dias é o próprio corpo de Jesus é o novo lugar da  plenitude de Deus e de nossa adoração a Deus.
 
Mostra também o novo templo que somos, porque fomos batizados em Cristo Jesus e  que Deus quer habitar como diz São Paulo “somos o templo de Deus vivo”, “meu corpo é  templo do Espírito Santo”.
 
Então nessa passagem de Jesus quando diz: “Destruí este templo e em três dias o  reedificarei” Ele se oferece como vítima no meu lugar, posto que meu coração não é  capaz de agradar a Deus em função dos meus interesses, egoísmos, o meu eu que está  em 1º lugar. E esta ação se repete, se revive em cada Eucaristia que celebramos. Na  Eucaristia Jesus toma sobre si meus pecados e intercede por mim diante de Deus como  diz em (Hb 7,25) e ainda tem-se uma ação de graça e adoração. Portanto, sempre que  entrarmos numa Igreja ali é um templo sagrado onde se revive a Paixão, Morte e  Ressurreição de Jesus.
 
E hoje, será que nossos templos materiais, templos do nosso corpo/coração estão se  desviando e precisam ser purificados também?
 
Jesus pega meu coração e põe o Teu transforma-o, tira todos meus interesses que não  sejam os Seus, destrói este templo de pedra e expia meus pecados para que eu possa  adorá-lo e amá-lo como mereces.
 
 
Oração final
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e  estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar  com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade  do Espírito Santo.
 
 
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
 
BANCO DO BRASIL
Ag: 3491-6
c/c: 35371-x
 
Banco Bradesco
Ag. 2404
C/C 27073-3
 
 
Laurinda L N dos Reis
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Fortaleza/CE