O rio da água da viva - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

Hoje vamos refletir sobre o Rio da água da vida e São João nos diz assim: “o Anjo mostrou um rio de água viva o qual brilhava como cristal. O rio brotava do Trono de Deus e do Cordeiro”. (Ap 22, 1)
 
Esta leitura trata de uma das Visões de São João na Ilha de Patmos, onde ele vê a Nova Jerusalém, um texto lindíssimo, nós como igreja Peregrina, caminhando rumo a Jerusalém Celeste, continuemos perseverantes a cada dia para que possamos obter essa graça de morar eternamente na Nova Jerusalém.
 
Mas hoje na minha reflexão gostaria de me ater a essa expressão: rio de água viva gostaria de me valer das Sagradas Escrituras, na passagem do Evangelho de São João 7, 37-38, onde Jesus estava no último dia da Festa dos Tabernáculos com discípulos e o texto nos diz: “no último e principal dia da festa, Jesus, de pé, exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim. Conforme diz a Escritura: Do seu interior fluirão rios de água viva”.
 
Na primeira leitura nós temos a visão de São João que viu rios de água viva e Jesus nessa passagem Jesus nos fala: Quem crê em mim, fluirá no seu interior rios de água viva.
 
Eu penso meus irmãos que uma água viva é uma água corrente, abundante uma água represada, presa, seja em uma cacimba, um poço ou até mesmo em um lago não é uma água viva.
 
Eu moro aqui no Pará, na Amazônia, como todos vocês sabem temos rios com volume de água muito grandes. Não tão cristalinos como vimos na visão de São João porque é típico da nossa região ter muita vegetação, pela força das águas mistura também terra e por isso a água é marrom. Mas eu falo assim no sentido dos rios grandiosos com suas fortes correntezas. Quando observamos um rio, vemos as águas descendo, aquela água não retorna, ela está sempre sendo renovada.
 
Também a água que jorra em nós vai sair marrom ou até preta, mas vai nos purificando a cada dia, limpando, deixando esta água cada vez mais transparente.
 
E a água não volta. Então eu fico imaginando assim, meus irmãos, imagina um rio de água viva correndo dentro de nós, onde o Senhor vem tirando toda mancha do pecado, tirando tudo que é pesado, todos os fardos e nos deixando leves.
 
Falando dos nossos rios é ótimo para tomar banho, para se molhar. Na Bíblia nós temos várias passagens, por exemplo no Livro de Levítico onde os homens iam se purificar nos rios. Mas hoje eu falo muito além da purificação externa, muito além do banho, somos chamados não só para que nos molhemos, mas para que bebamos dessa água. Essa água que purifica, que limpa. Imagino meus irmãos um rio fluindo dentro de cada um de nós. Que maravilha, meu Deus.
 
Tem uma música que nos diz, eu quero um rio de água viva, eu quero um sopro de esperança, minha alma segue não se cansa de caminhar. Dessa forma, que tenhamos esperança de caminhar, com fé, com ânimo e deixar esse rio de água viva que o Espírito Santo de Deus fluir em nós.
 
Oremos: Refrão de um dos Salmos do dia ou Antífona que vai fechar a reflexão, da Oração do dia ou espontânea.
Amparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Maria Josânia Berto Oliveira
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Marabá - Pará