“Mostra-nos, Senhor, quem escolheste” - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

São João Crisóstomo faz uma reflexão sobre como se deu a escolha de São Matias, a partir do Livro dos Atos dos Apóstolos no Cap. 1, 15-26. Foi escolhido para completar o grupo dos Doze, em substituição de Judas, para ser, como os outros Apóstolos, testemunha da ressurreição do Senhor.
 
Primeiramente devemos levar em consideração a autoridade de Pedro. Pedro, foi o primeiro a tomar a palavra: Irmãos, é preciso escolher dentre nós (cf. At 1,22). Confirmando o pastoreio deixado por Jesus, Na terceira vez que que apareceu ressuscitado para os seus discípulos, Jesus, por três vezes, pergunta: - Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
 
Cristo, ao instituir os Doze, deu-lhes corpo colegial apostólico, e colocou à sua frente Pedro. Pedro é o fundamento da unidade que liga os Apóstolos, entre si, bem como, com a multidão dos fiéis. Por isso, não toma a decisão sozinho. Ouve a opinião de todos, a fim de que o escolhido seja bem aceito, mantendo assim a unidade entre os irmãos, evitando a inveja e até mesmo para não demonstrar favoritismo. Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias (At 1,23).
 
Outro ponto importante a se destacar são as qualidades do escolhido: é preciso ter convivido com Jesus desde o Batismo de João, e principalmente, que tenham sido testemunhas oculares da Ressurreição. Esta foi a grande revelação do Espírito Sant.  Embora Pedro ainda não tenham recebido o Batismo do fogo, é nítida a presença do Espírito Santo. Então rezaram juntos, dizendo. ' Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos quem escolheste' (At 1,24). Pois sabiam que tudo está predestinado por Deus.
 
E o que significa sermos testemunha da ressurreição?  É a certeza de que a ressurreição de Jesus é a verdadeira esperança do mundo; força que renova e dá sentido, que liberta o homem da fragilidade, que restitui a dignidade e vence o mal. Todos nós batizados, discípulos e missionários de Jesus, precisamos crescer na consciência de que somos hoje as testemunhas do Ressuscitado, levando a todos a alegria e a esperança da Vida Nova.
 
Oremos: Ó Deus, que associastes São Matias ao colégio apostólico, concedei por sua intercessão, que, fruindo da alegria de vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Juliana de Andrade Lima
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Marabá - PA