Jó explica o domínio que Deus exerce sobre a sabedoria humana - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

 

Paz e alegria!

 
Hoje é dia 28 de Maio de 2021, uma sexta-feira, estamos na 8ª Semana do Tempo Comum. A nossa reflexão foi retirada do Ofício das Leituras, em sua 1ª Leitura, que vem do Livro de Jó com o seguinte tema:  Jó explica o domínio que Deus exerce sobre a sabedoria humana.
 
Iniciemos este omento de reflexão em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Vamos pedir também a presença do Espírito Santo que por Vossa inspiração eu possa conhecer a vontade do Pai e fortalecer-me em Seu Incondicional e amoroso comprimento, a fim de que eu seja sempre radiante manifestação de seu amor. Amém.
 
Hoje, vamos refletir, sobre o capítulo 12 do Livro de Jó, na passagem onde ele está com seus amigos que o questionam sobre a sua situação e também eles duvidam que ele tenha se mantido  justo e reto para merecer tantas desgraças. Então Jó fala assim: “Realmente vós sois a voz do povo e convosco a sabedoria vai morrer. Mas eu também sei refletir, não sou inferior a vós; Quem ignora tudo isso?  Aquele que se torna objeto de irrisão de seus amigos, como eu, esse invoca a Deus, e ele ouvirá, pois zombam da integridade de um justo”. (Jó 12, 1-4)
Jó perdeu tudo, como nós sabemos Satanás vendo Jó, observando todas as suas virtudes, ele diz a Deus é muito fácil, ele louvá-lo, ser fiel, ele tem tudo, não tem problema. É abastado, rico e sendo assim a permissão para que ele pudesse despojar Jó de seus bens materiais inicialmente.
 
E ali foi despojando de seus bens materiais. Jó dormiu rico e acordou pobre, depois perdeu os seus filhos, sua saúde, mas Satanás não pode despojar do bem mais importante sua vida. Que era o amor por Deus. Ele continuou fiel.
 
Então muitas vezes questionamos porque passamos por tribulações? Jó um homem justo, verdadeiro, que conseguiu ser um homem reto mesmo ali no meio de pessoas corruptas que o questionavam perguntando: Cadê teu Deus?
 
Podem nos questionar também:  Você vive na igreja, porque provações vêm em sua vida?
Mas vêm as provações para que entendamos que nós somos totalmente dependentes de Deus.
 
Realmente quando estamos bem e em tudo prosperamos temos que ter um coração grato a Deus. Mas nos momentos difíceis, se não vamos pelo amor, vamos pela dor, mas Pe Cosme nos diz ainda bem que vamos pela dor alguns nem assim se aproximam de Deus.
 
Porque sabemos que Deus não nos prometeu que não teríamos sofrimento, não nos prometeu só coisas boas, mas Ele nos prometeu que por mais que nós passamos por dificuldades, por intempéries, Ele nunca nos abandona e assim que Jó se sentiu e totalmente abraçado, totalmente justificado porque ele teve paciência
 
O Espírito Santo que nos dá paciência, Jó esperou e foi recompensado pela sua fidelidade. Deus lhe devolveu tudo, o cobriu de graças, com riqueza, outros filhos, tudo dobrado.
 
Então peçamos ao Espírito Santo a graça de esperar o tempo de Deus em nossas vidas.
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Maria Josânia Berto Oliveira
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Marabá - Pará