“Elias, o defensor do direito dos pobres” - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

Paz e Alegria a todos, venho partilhar com vocês a primeira leitura do Ofício das Leituras. Invoquemos o Espírito Santo.
Hoje a leitura nos apresenta um episódio no tempo do Profeta Elias, onde Rei Acab tem como vizinho o senhor Nabot. O Rei passeando em sua residência vê a vinha do seu vizinho Nabot e cobiça sua vinha; assim vai até lá e faz uma proposta querendo à vinha para transformar em uma horta. Mas Nabot recusa, pois estava bem ali e a vinha era uma herança de seus pais e dali tirava o seu sustenta e esta feliz assim.
 
Rei Acab, ficou triste, deprimido, sem comer e sua mulher Jezabel viu e perguntou o que estava acontecendo, ele conta que deseja a vinha de Nabot, mas ele se recusou a vender. Sua esposa chama sua atenção e pede para ele comer se levantar e que ela vai dar a vinha a seu marido o rei. Mas sua mulher Jezabel usa de uma forma ilícita, chama dois homens e suborna para falar mentiras contra Nabot, que ele estava falando mal do rei e amaldiçoando a Deus e ao rei. Assim Nabot é preso, julgado e condenado à morte por pedrada, muito injustamente! Quando a notícia da morte de Nabot chegou, Jezabel vai até seu Marido o rei Acab e diz que ele já pode tomar posse da vinha de Nabot porque ele esta morto.
 
Mas o nosso Deus justo e misericordioso dirige sua Palavra ao profeta Elias pedindo para ir até Acab que esta na vinha de Nabot, e chamar a sua atenção fazer uma correção ao rei pelo ocorrido com Nabot; pois deixou ser instigado por sua mulher e assim fez o que desagrada ao Senhor não só matou como roubou seu vizinho. E, com isso, cairia desgraça sobre sua família, sua casa.
 
Aqui, meus irmãos um ponto muito interessante e importante e que me tocou. O rei Acab ouviu o profeta Elias, depois rasgou suas vestes, se arrependeu, fez penitência jejuou pelo ocorrido. O Senhor olhou para a atitude de arrependimento de Acab e dirigiu-se novamente a Elias pedindo para ir ate Acab dizer que por sua atitude Ele retiraria o castigo de sua casa enquanto ele viver. Pensei e me perguntei e eu, nós que pelo nosso batismo somos chamados a sermos profetas, será que tenho coragem, ou temos de como Elias em sair em defesa dos mais pobres e fragilizados como o Senhor nos pede? Hoje também temos varias situações de injustiças. Como por exemplo: salários injustos, horas trabalhados não remunerados, enfim situações que privam o básico o essencial de muitos pobres. E pode até acontecer entre os nossos familiares, amigos, vizinhança, comunidades. Peço ao Senhor que me conceda (nos) a graça de sair em defesa dos mais pobres e fragilizados de nossos dias. Oremos! “Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão, e abraçar tudo o que é digno desse nome”. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém!
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Maria José Souza Machado
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão São José em São Paulo / SP