Vídeo 49 – Serie QUERIGMA – 11º.encontro – A IDOLATRIA (3)

 
1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
2. PREGAÇÃO – Além de acompanhar esta simples pregação, não deixem de ler o ENCONTRO 11 do nosso livro ITINERÁRIO QUERIGMÁTICO. Coisas lá escritas, não serão objeto da nossa pregação, nem a nossa pregação seguirá, rigorosamente os textos lá escritos. Sempre busque mais e mais se aprofundar "nas razões da sua fé", para vivermos de forma mais consciente e coerente com ela e para sabermos instruir os que não conhecem a doutrina maravilhosa da nossa Igreja.
 
2.1 – CIC 1723 - A bem-aventurança prometida – descrita no n. 1720 - coloca-nos perante as opções morais decisivas.
 
Convida-nos a purificar o nosso coração dos seus maus instintos e a procurar o amor de Deus acima de tudo.
 
E ensina-nos que a verdadeira felicidade não reside nem na riqueza ou no bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em qualquer obra humana, por útil que seja, como as ciências, as técnicas e as artes, nem em qualquer criatura, mas só em Deus, fonte de todo o bem e de todo o amor:
 
Cardeal Newman – "A riqueza á a grande divindade deste tempo: é a ela que a multidão, toda a massa dos homens, presta instintiva homenagem. Mede-se a felicidade pela fortuna, como pela fortuna se mede a honorabilidade [...] Tudo provém desta convicção: com a riqueza, tudo se pode. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais: outro, é a notoriedade. [...]
 
A notoriedade, o fato de se ser conhecido e de dar brado no mundo (a que poderia chamar-se fama de imprensa), acabou por ser considerada como um bem em si mesma, um bem soberano, objeto, até, de verdadeira veneração" (27).
 
2.2 - CIC 2424 - Uma teoria que faça do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica, é moralmente inaceitável. O apetite desordenado do dinheiro não deixa de produzir os seus efeitos perversos e é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social.
 
Um sistema que "sacrifique os direitos fundamentais das pessoas e dos grupos à organização coletiva da produção", é contrário à dignidade humana. Toda a prática que reduza as pessoas a não serem mais que simples meios com vista ao lucro, escraviza o homem, conduz à idolatria do dinheiro e contribui para propagar o ateísmo. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24; Lc 16, 13).
 
2.3 "Os dirigentes e representantes do Povo – estes em especial – têm a oportunidade de uma conversão mais profunda a partir da coragem em abrir mão dos seus muitos privilégios... Precisam admitir e não insistir numa economia fundada sobre a idolatria do dinheiro, que governa em vez de servir, que promove a exclusão e mata, como bem sublinha o Papa Francisco. Uma advertência também endereçada ao empresariado...". E a nós também, que não somos dirigentes, nem políticos, nem empresários... mas, somos igualmente vulneráveis à mesma tentação: reduzir tudo ao GANHO, AO LUCRO, À ESPERTEZA, AO APROVEITAR-SE DA SITUAÇÃO DE FRAGILIDADE NACIONAL PARA GANHAR MAIS... E MAIS...
 
2.4 Eclo 5, 1-3.8-10 - Não te apoies nas tuas riquezas e não digas: “Bastam-me os meus recursos!” 2 Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3 Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” *ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois Deus, com certeza, te punirá... 8Não te apoies em riquezas injustas,
pois de nada te valerão no dia da desgraça".
 
3. ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...