VÍDEO 59 – Série QUERIGMÁTICA – 13º. Encontro – AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO PECADO DE CADA UM (1)

 

1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...

OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!

 

2,. PREGAÇÃO – INTRODUÇÃO a um assunto que está sendo muito pouco falado em nosso próprio meio eclesial: NOSSOS PECADOS PESSOAIS E SUAS RAÍZES.

2.1 CIC 1869

a) Assim, o pecado torna os homens cúmplices uns dos outros//

b) , faz reinar entre eles a concupiscência, a violência e a injustiça.

c) Os pecados provocam situações sociais e instituições (barganhas desonestas, caixa 2, instituições financeiras criminosas, etc...), contrárias à Bondade divina;

d) as «estruturas de pecado» ("Não se coloca um paralelepípedo neste país, sem pagamento de propina"; "Política do toma-lá-dá-cá), são expressão e efeito dos pecados pessoais e induzem as suas vítimas a que, por sua vez, cometam o mal. Constituem, em sentido analógico, um «pecado social»

2.2 Compêndio da Doutrina Social 119

a) As consequências do pecado alimentam as estruturas de pecado, que se radicam no pecado pessoal e, portanto, estão sempre coligadas aos atos concretos das pessoas, que as introduzem, consolidam e tornam difíceis de remover.

b) E assim se reforçam, se difundem e se tornam fontes de outros pecados, condicionando a conduta dos homens[228]. Trata-se de condicionamentos e obstáculos que duram muito mais do que as ações feitas no breve arco da vida de um indivíduo

c) e que interferem também no processo de desenvolvimento dos povos, cujo retardo ou lentidão devem ser julgados também sob este aspecto[229].

d) As ações e as atitudes opostas à vontade de Deus e ao bem do próximo e as estruturas a que elas induzem parecem ser hoje sobretudo duas: «de outro lado, a sede do poder, com o objetivo de impor aos outros a própria vontade. A cada um destes comportamentos pode juntar-se, para os caracterizar melhor, a expressão: “a qualquer preço”»[230].

 

3 ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...