VÍDEO 96 - Série QUERIGMÁTICA – 28º. ENCONTRO – PERMANECER NO ESPÍRITO SANTO (2)

 

Precisamos, agora, aprender a permanecer no Espírito Santo, isto é, a viver sob o influxo, a inspiração, a ação do Espírito Santo. A figura acima sugere para nós uma parábola de Jesus: a das lâmpadas das virgens loucas e das virgens prudentes (Mt 25,1-13). Essa parábola de Jesus nos diz sobre como não podemos deixar nossas lâmpadas (a luz da fé na nossa vida, a luz do Espírito Santo que ilumina nossos caminhos) se apagarem por falta do Espírito Santo.
 
Além disso, Jesus, em Jo 15,1-8, insiste várias vezes no verbo permanecer... Quem é o elo de ligação e união entre nós, cristãos, com Jesus, é o Espírito Santo.
 
Durante todo este itinerário querigmático foi sendo colocado, aos poucos, e segundo a graça que Deus lhe deu, como bom arquiteto, colocou o alicerce...: Jesus Cristo (1 Cor 3,10-11). Ao longo dos nossos encontros semanais e dos momentos em que cada um se pôs à escuta do Senhor nos seus momentos de oração pessoal, o Espírito Santo, com a nossa colaboração, foi renovando em nós a água do nosso batismo, e edificando o templo de Deus, onde habita o mesmo Espírito Santo (1 Cor 3, 16). Mas, infelizmente, podemos destruir o templo de Deus pelo pecado. Para que isso não aconteça, precisamos perseverar em tudo o que Deus foi ensinando e construindo em nós.
 
Como perseverar? Vamos olhar para a história da nossa família, a família de Deus. Essa história dos nossos começos está registrada nos Atos dos Apóstolos. Como eles perseveraram na sua caminhada? Em At 2,42-47 temos isso muito claramente, o que serve, sem dúvida, como modelo – não é opcional! - para a nossa perseverança:
 
Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos juntos frequentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.
 
Vemos aqui a maneira prática para perseverarmos, e nunca desistirmos. Os apóstolos eram ASSÍDUOS:
 
a) EM OUVIR O ENSINAMENTO DOS APÓSTOLOS – Como nós que aqui viemos durante todo o ano, semana após semana, e sabemos o quanto levamos daqui cada dia! Mas, é preciso caminhar ainda mais. Não podemos parar. Nossa caminhada está apenas começada. Ela só terminará quando chegarmos ao céu. Por isso, estaremos todos juntos, no próximo ano, se Deus quiser, para a próxima etapa que se chama CATEQUESE/PASTORAL conforme a programação da Comunidade. É o que cabe continuar na vida dos que passaram pela primeira conversão. Sabemos que não sabemos quase nada da riqueza que a Igreja tem para nos instruir. Precisamos adquirir, passo a passo, a sabedoria que vem do Alto, porque o Senhor continua a dizer como disse aos Seus um dia:
 
Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor (Jo 10,16).
 
E, para isso, precisamos estar preparados através da palavra do Senhor e da escuta dos Seus ensinamentos. Ao longo deste ano, vivenciamos essa experiência dos primeiros discípulos e apóstolos de Jesus. Mantivemo-nos unidos e PERSEVERANTES na graça que o Espírito Santo foi dando, semana a semana.
 
b) NA COMUNHÃO FRATERNA – Comunhão fraterna quer dizer a partilha dos bens espirituais. O que cada um trazia de suas experiências na evangelização e testemunho da graça de Deus agindo neles e por eles. Trata-se também da partilha das dificuldades para evangelizar, das perseguições que sofriam, por anunciarem Jesus. Trata-se da busca da união dos corações, de terem um só ideal, uma só meta: o reino de Jesus. Percebendo que a fé é um bem comum a todos os discípulos de Jesus, seremos capazes de partilharmos seus bens materiais com alegria e desprendimento de coração. Aqui também, nos mantivemos PERSEVERANTES quando, ao comunicarmos as necessidades, eventos e projetos da Comunidade, sempre pudemos contar com a "comunhão" de intenções da maioria, graças a Deus.
 
c) NA FRAÇÃO DO PÃO – É o outro nome dado à Eucaristia. No início, não se usava a palavra Eucaristia para este sacramento, mas, simplesmente, "a fração do pão". A partir do Pentecostes, a santa Missa passa a ser o centro do culto cristão. Assim ensina o Concílio Vaticano II:
 
Desde então, nunca mais a Igreja deixou de se reunir em assembleia para celebrar o mistério pascal: lendo "o que se referia a Ele em todas as Escrituras" (Lc. 24,27), celebrando a Eucaristia, na qual "se torna presente o triunfo e a vitória da Sua morte", e dando graças "a Deus pelo Seu dom inefável (2 Cor. 9,15) em Cristo Jesus", "para louvor da sua glória" (Ef. 1,12), pela virtude do Espírito Santo.
Para que possamos apreciar a grandiosidade dessa FRAÇÃO DO PÃO, é preciso que cada um assimile bem o seu sentido, coisa que só compreenderemos completamente quando, na Jerusalém celeste, estivermos diante do trono do Cordeiro. Para isso, encerramos esta primeira etapa da nossa caminhada com uma explicação detalhada da Santa Missa parte por parte, à qual todos devem participar, por se tratar de um ensinamento sobre o ato de culto a Deus mais importante de tudo o que somos e fazemos.
 
d) NAS ORAÇÕES – Os apóstolos eram assíduos, perseverantes nas orações em comum. Esses momentos em que eles se reunião no templo para rezar foram incorporados pela Igreja, ao longo do tempo, até se tornarem o que hoje entendemos como a Liturgia das Horas. Mas, ainda que não rezemos essa Liturgia, nada nos impede de nos unirmos em oração a toda a Igreja, nos nossos momentos particulares de intimidade com o Senhor, conforme nos instrui a santa Igreja.
 
Assim, demos a Deus o louvor que Ele merece todos os momentos da nossa vida!
 
APROFUNDANDO O ASSUNTO:
⦁ Nesta semana, na oração dos textos bíblicos citados ao longo do texto, vá fazendo uma listinha das moções do Espírito Santo sobre COMO VOCÊ PODE E QUER PARTICIPAR MAIS DA NOSSA COMUNIDADE, para não se dispersar, mas continuar firme, assíduo, perseverante. Deus começou na sua vida uma obra e a levará até o seu final com a sua participação.
 
CANTOS SUGERIDOS:
LOUVEMOS O SENHOR – nn. 86 - 91 - 1374
LOUVAI O SENHOR – Músicas do Santini – nn. 103 – 105 – 108 – 114 – 121