Vídeo 7 - Série QUERIGMA – 2º. encontro – A AUTORIDADE DA IGREJA (3)

ITINERÁRIO QUERIGMÁTICO

1) INTRODUÇÃO - Sinal da Cruz. Louvado seja NSJC...

Oremos juntos: Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!

2) PONTO DE PARTIDA

• Vamos ouvir a Igreja através do CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, "coluna e fundamento da verdade" (1 Tm 3,15).

• João XXIII – Mater et Magistra – "Mãe e mestra de todos os povos, a Igreja Universal foi fundada por Jesus Cristo, a fim de que todos, vindo no seu seio e no seu amor, através dos séculos, encontrem plenitude de vida mais elevada e penhor seguro de salvação. A esta Igreja, "coluna e fundamento da verdade" (cf. 1Tm 3,15), o seu Fundador santíssimo confiou uma dupla missão: de gerar filhos ["batizai-os"] e de os educar e dirigir, orientando, com solicitude materna ["fazei discípulos Meus"], a vida dos indivíduos e dos povos, cuja alta dignidade ela sempre desveladamente respeitou e defendeu". (Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 15 de maio do ano de 1961, terceiro do nosso Pontificado). Estamos em 2017.

• CIC: o que é? Em 1998, assim escreve o Presidente da CNBB (D. Jayme Henrique Chemello): "valiosa obra 'como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica'". Esta é uma citação do papa São João Paulo II, na Constituição Apostólica sobre o "Depósito da Fé", em 1992).

• Ele ATUALIZA e AMPLIA para nós, sempre fiel a ela, as Sagradas Escrituras, a palavra imutável de Deus, para que, ao longo da sua vida e vivendo na história e nas respectivas culturas, nós possamos experimentar o poder desta exortação do Apóstolo Pedro, nosso primeiro Papa (1 Pd 3,15-16).

Louvado seja NSJC...

Sinal da Cruz