Vídeo 41 - Série QUERIGMA – 9º. encontro – O DRAMA INTERIOR DO CORAÇÃO HUMANO (4)

 
ITINERÁRIO QUERIGMÁTICO - 2017
 
1) INTRODUÇÃO
Sinal da Cruz.
Louvado seja NSJC...
 
Oremos juntos: Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do  Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo  Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
 
2) PREGAÇÃO
 
Falamos, no vídeo passado (40), o primeiro pecado do homem (pecado das  origens, pecado original – é dele que se originam todos os demais pecados, foi por  esse pecado original que o mal e a morte entraram no mundo).
Hoje, vamos dar mais um passinho à frente, aprofundando este assunto. De  novo, recorremos à Igreja:
 
1. CIC 398 = Pecar é preferir seguir seus próprios caminhos, com o  desprezo pelos caminhos de Deus. É preferir-se a si mesmo a  Deus. Desejamos nos divinizar ao nosso modo e não ao modo  de Deus.
 
2. São Máximo, Confessor - São Máximo nos diz, e sabemos que é  verdade: Adão (e Adão somos nós) pensava que o «não» era o  cume da liberdade. Só quem pode dizer «não» a Deus seria  realmente livre; para realizar realmente sua liberdade, o homem  deveria dizer «não» a Deus; só assim crê que é ele mesmo, que  chegou ao cume da liberdade. A natureza humana de Cristo  também levava em si essa tendência, mas a superou, pois Jesus  compreendeu que o «não» não é o máximo da liberdade  humana. O máximo da liberdade é o «sim», a conformidade com  a vontade de Deus. Só no «sim» o homem chega a ser realmente  ele mesmo; só na grande abertura do «sim», na unificação de sua  vontade com a divina, o homem chega a estar imensamente  aberto, chega a ser «divino». Ser como Deus era o desejo de  Adão, ou seja, ser completamente livre. Mas não é divino, não é  completamente livre o homem que se fecha em si mesmo; ele o  é se sai de si, no «sim» chega a ser livre; este é o drama de  Getsêmani: «que não se faça minha vontade, mas a tua».  Transferindo a vontade humana na vontade divina nasce o  verdadeiro homem, e assim somos redimidos. Em poucas  palavras, este era o ponto principal que São Máximo queria  comunicar e vemos que está em jogo todo o ser humano; está  em jogo toda a nossa vida.
 
3) ENCERRAMENTO
Louvado seja nosso SJC
Sinal da cruz