31 99979 9360

Entre em contato

31 3443 4813

Fale conosco

Sede Nacional - Av. Orsi Conceição Minas, 200 - Bandeirantes - BH/MG

A autoridade da Igreja na interpretação da Sagrada Escritura

VÍDEO 2 – 2º. ENCONTRO
Gravado em 22 de fevereiro de 2023 – Cátedra de São Pedro – Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma católica)

Precisamos da sua ajuda para que nossa evangelização tenha maior visibilidade e alcance o maior número de pessoas. Contamos com as suas orações e pedimos que CURTA – COMENTE algum ponto que chamou mais a sua atenção – PARTILHE com seus familiares e amigos e inimigos. Se desejar, peça sua inserção em nossos grupos de Telegram e Whatsapp!


ORAÇÃO INICIAL – Consagração ao Espírito Santo

“Espírito Santo, inspirai-me sempre na oração e na ação, no pensamento e na intenção, no ouvir, no falar e no calar! Nenhuma fibra do meu corpo, da minha alma e do meu espírito se mova senão pelo Vosso sopro de vida! Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, amém!”

“Nossa Senhora, Mãe da Nova Aliança, ensinai-nos a obedecer!”

FORMAÇÃO

2º. ENCONTRO
A AUTORIDADE DA IGREJA NA INTERPRETAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA

No encontro passado, vimos o que a Sagrada Escritura diz de si mesma. Os textos são bastante claros e devem despertar a nossa fé.

Hoje, vamos ver como Jesus transmite a sua autoridade para os apóstolos a fim de que eles ensinem o seu povo sem erros ou enganos. O texto mais significativo talvez seja este registrado pelo evangelista Lucas:

Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou (Lc 10,16).

A Igreja, através do seu Catecismo (CIC), assim explica e aplica praticamente este ensinamento de Jesus:

CIC 87 – Os fiéis, lembrando-se da palavra de Cristo aos Apóstolos: «Quem vos escuta, escuta-me a Mim» (Lc 10,16), recebem com docilidade os ensinamentos e as diretrizes que os seus pastores lhes dão, sob diferentes formas.

CIC 858 – Jesus é o enviado do Pai. Desde o princípio do seu ministério, «chamou para junto de Si os que Lhe aprouve […] e deles estabeleceu Doze, para andarem consigo e para enviá-los a pregar» (Mc 3, 13-14). A partir de então, eles serão os seus «enviados» (é o que significa a palavra grega ‘apostoloi’). Neles, Jesus continua a sua própria missão: «Tal como o Pai Me enviou, assim Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21). O seu ministério é, pois, a continuação da própria missão de Jesus: «Quem vos acolhe, acolhe-Me a Mim», disse Ele aos Doze (Mt 10,40).

Na mesma linha de Jesus, o apóstolo São Paulo escreve aos seus filhos espirituais da Galácia, assumindo o mandato do Senhor:

Gl 1,1-2 – Paulo, apóstolo – não por iniciativa humana nem por intermédio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos – e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.

Gl 1,6-12 – Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado! É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo.

São Paulo ainda insiste com Timóteo, seu discípulo predileto, quando o exorta:

1 Tm 3,15 – …quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.

Novamente, deixemo-nos aprender com a Igreja:

CIC 857 – A IGREJA É APOSTÓLICA, PORQUE ESTÁ FUNDADA SOBRE OS APÓSTOLOS. E isso em três sentidos:

– foi e continua a ser construída sobre o «alicerce dos Apóstolos» (Ef 2, 20), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo;

– guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo que nela habita, a doutrina, o bom depósito, as sãs palavras recebidas dos Apóstolos;

– continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos Apóstolos até ao regresso de Cristo, graças àqueles que lhes sucedem no ofício pastoral: o colégio dos bispos, «assistido pelos presbíteros, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja»: «Pastor eterno, não abandonais o vosso rebanho, mas sempre o guardais e protegeis por meio dos santos Apóstolos, para que seja conduzido através dos tempos, pelos mesmos chefes que pusestes à sua frente como representantes do vosso Filho, Jesus Cristo» [1].

Notável é ler, no Apocalipse de São João evangelista, quando recebe a missão de escrever às igrejas:

Ap 1,9-13 – Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro e manda-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro.

João recebe a missão de escrever às igrejas e insiste:

Ap 2,7.11.17.20; 3,6.13.22 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!

APROFUNDANDO O ASSUNTO

Procure ler, todos os dias, um trechinho deste texto, tentando sentir as moções de Deus. Percebendo-as, converse intimamente com Ele, dialogue com Ele.

Nesta semana, tenha comunhão DIÁRIA com a Palavra de Deus através destes textos:

1º.dia – Lc 10,16-24 – QUEM ESCUTA A IGREJA, ESCUTA JESUS

CIC 760 – A IGREJA – PREFIGURADA DESDE A ORIGEM DO MUNDO

2º.dia – 2 Pd 1,12-21 – “PESSOAS HUMANAS FALARAM DA PARTE DE DEUS”

CIC 754 – OS SÍMBOLOS DA IGREJA  

3º.dia – Ef 2,19-22 – “EDIFICADOS SOBRE O ALICERCE DOS APÓSTOLOS”

CIC 880 – O COLÉGIO EPISCOPAL E O SEU CHEFE, O PAPA

4º.dia – Mc 3,13-19 – JESUS CHAMOU, CONSTITUÍU, ENVIOU OS DOZE APÓSTOLOS

CIC 1575 – O SACRAMENTO DA ORDEM

5º.dia – 1 Tm 3,6-16 – “RECOMENDA ESTAS COISAS E ENSINA-AS”

6º.dia – Ap 1,9-13 – “ESCREVE-O NUM LIVRO E MANDA-O ÀS SETE IGREJAS”

7º.dia – Mt 28,16-20 – “ENSINAI-LHES…”

CANTOS SUGERIDOS:
LOUVEMOS O SENHOR – n. 1195
LOUVAI O SENHOR – Músicas do Santini – nn. 222 – 240

INFORMAÇÃO

1. Sextas-feiras – Abstinência de carne E possível jejum e pequenas penitência.

2. Para aquisição do ITINERÁRIO QUERIGMÁTICO: entrar em contato com a nossa Comunidade: (31) 34434813 / (31) 99979936 – Das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

3. Para a nossa HISTÓRIA acesse: Acesse aqui:
https://www.novaalianca.com.br/index.php/institucional/164-hisoria/205-historia

Compartilhe nas mídias

Comente o que achou: