Vídeo 06 – 6º. Encontro
Esse Deus de quem nossa alma tem tanta sede, Se revelou em Jesus Cristo. Porém, desde a Antiga Aliança, Deus começou a revelar a essência do Seu ser. Assim está escrito na Carta aos Hebreus 1,1-2:
Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por Seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas.
Dentre tantas revelações que Deus faz de Si mesmo, há algumas que precisamos conhecer, aprofundar e deixar que a graça do Espírito Santo nos convença e nos torne possuídos por essa convicção na mente, na alma e no coração.
Assim Deus Se declara a cada um de nós pelo profeta Jeremias:
Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o Meu amor por você. Eu vou reconstruí-la, e você ficará construída, ó capital de Israel…” (Jr 31,3-4).
Deus se refere aqui a Jerusalém, mas podemos entender que essa palavra é também dirigida a cada um de nós, pessoalmente. Deus diz que Seu amor por mim, por você, é desde toda a eternidade, coisa que nem temos condição de entender, já que somos temporais, isto é, inseridos no tempo que conhece o presente, o passado e o futuro. Desde toda a eternidade de Deus, Ele já nos amava e continua a nos amar porque o Seu amor É ETERNO, é desde sempre e para sempre. Deus me ama, nos ama, com um amor feito de eternidade: sempre amou e sempre amará a mim e a você. Mesmo antes de eu nascer, Deus já me amava. Foi Seu amor eterno que me deu a vida.
O Sl 139 é uma maravilhosa descoberta que o salmista fez, por revelação de Deus, de como e quanto é grande o amor dEle por cada uma das suas criaturas humanas. Vale a pena lê-lo devagar, refletindo sobre cada versículo.
Também através do profeta Isaías, Deus faz uma declaração de Si mesmo de forma maravilhosa, quando diz:
“Mesmo que os montes se retirem e as colinas vacilem, Meu amor nunca vai se afastar de você, Minha aliança de paz não vacilará, diz Javé, que Se compadece de você” (Is 54,10).
Isso quer dizer: além do Seu amor ser eterno, Deus me ama com amor imutável, independente do que sou, do que faço, do que quero. O amor de Deus por mim não se abala com o que sou ou faço ou deixo de ser ou fazer. É um AMOR INABALÁVEL. Nem mesmo a nossa infidelidade e a nossa própria rejeição a Deus podem diminuir o amor de dEle por nós.
O amor de Deus por nós é IMUTÁVEL, independente da nossa instabilidade. E, para nos provar Seu amor por nós, Deus Se revela através do profeta Oséias:
Quando Israel era menino, Eu o amei. Do Egito chamei o Meu Filho; e, no entanto, quanto mais Eu os chamava, mais eles de afastavam de Mim: ofereciam sacrifício aos baais, queimavam incenso aos ídolos. E não há dúvida, fui Eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas, eles não perceberam que era Eu quem cuidava deles. Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até o seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, Eu me abaixava até eles (Os 11,1-4).
O que Deus fala a Israel, o povo de Israel, fala a cada um de Seus filhos.
Até mesmo quando nos afastamos de Deus, o Seu amor continua a nos “perseguir”, a esperar de nós um retorno. Por fim, foram tantas as tentativas de Deus para nos convencer do Seu amor por nós, que nos entregou Seu próprio Filho. São João evangelista assim expressa isso:
Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o Seu Filho único, para que todo o que nEle acredita não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).
A maior prova de amor que Deus tem por nós não poderia ser mais expressiva e irrefutável senão a que escreve São Paulo aos romanos:
Deus demonstra Seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores (Rm 5,8).
Mas, para entendermos isso ao menos um pouco, precisamos “experimentar” esse amor como exorta o salmista:
Provem e vejam como Javé é bom: feliz o homem que nEle se abriga! Tema a Javé, povo consagrado a Javé, pois nada falta aos que O temem. Os ricos empobrecem e passam fome, mas nada falta aos que buscam Javé (Sl 34,9-11).
Peçamos essa grande graça ao Senhor nesta semana, especialmente!
Jesus é Quem nos revela de modo pleno e perfeito o quanto Deus nos ama. Ele assim nos ensina:
Já não vos chamo escravos, porque o escravo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de Meu Pai (Jo 15,15).
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Procure ler, todos os dias, um trechinho deste texto, tentando sentir as moções de Deus. Percebendo-as, converse intimamente com Ele, dialogue com Ele.