31 99979 9360

Entre em contato

31 3443 4813

Fale conosco

Sede Nacional - Av. Orsi Conceição Minas, 200 - Bandeirantes - BH/MG

LITURGIA

Liturgia Diária

Liturgia de 03 de maio de 2025

SÁBADO – SANTOS FELIPE E TIAGO MENOR – APOSTOLOS E MÁRTIRES
(Vermelho, glória, pref. dos apóstolos- ofício da festa)

 

Antífona 

– Estes são homens santos que o Senhor escolheu com verdadeiro amor; deu-lhes a glória eterna, aleluia.

 

Coleta 

– Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos São Felipe e São Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar da paixão e ressurreição de vosso Filho, para merecermos chegar a eterna visão da vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

 

 

1ª Leitura: 1 Cor 15,1-8

– Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios: 1Irmãos, quero lembrar-vos o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

 

 

Salmo Responsorial: Sl 19A,2-5 (R: 5a)

– Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


– Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


– Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Felipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai!  (Jo 14,6.9)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14,6-14.

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

 

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

– Glória a vós, Senhor!  

 

– Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
O Pai está em mim… (Jo 14,6-14)

Este é um dos evangelhos que sempre me incomoda, por causa das traduções malfeitas em português. Quando Jesus afirma: “Ninguém VEM ao Pai, a não ser por mim”, os tradutores frequentemente tropeçam, invertendo o movimento, e dizem “ninguém VAI ao Pai”, como se o Filho e o Pai pudessem estar separados, em “lugares” diferentes.

 

Na Vulgata, São Jerônimo traduz: “Nemo venit [VEM] ad Patrem”. E sua tradução é fiel ao original grego de São João: “ουδεις ερχεται”, ou seja, “ninguém VEM” … A tradução “vai” simplesmente desconsidera a íntima, profunda e inseparável união entre as Pessoas trinitárias.

 

Jesus Cristo, o Verbo encarnado, tem plena consciência de sua unidade com o Pai. Daí sua resposta ao apóstolo Filipe: “Quem me vê, vê o Pai”. E não era outro o profundo anseio da Primeira Aliança: ver a FACE de Deus. Não é apenas o salmista que clama: “Mostrai-nos a vossa Face e seremos salvos” (Sl 80,4). A bênção de Números 6,22-27 – que o próprio Senhor ensinou a Moisés – não pede outra coisa: “O Senhor faça brilhar sobre ti a sua Face…” Como não perceber que esta bênção já antecipa a encarnação do Verbo, sem a qual continuaria impossível para nós a contemplação da Face de Deus?

 

Jesus é a cara do Pai. Sua Pessoa está mergulhada no Pai. Ele é “O” caminho, único e exclusivo, para chegar ao Pai. Por isso se enganam aqueles que dizem: eu rezo a Deus, mas não reconheço Jesus como Filho de Deus.

 

Para Urs von Balthasar, “Jesus se espanta pelo fato de um discípulo não ter reconhecido isto depois do longo tempo de vida em comum com Ele. N’Ele, que é a Palavra de Deus, Deus Pai fala ao mundo, e é exatamente n’Ele que o Pai realiza suas obras: estas obras são os milagres de Jesus, que deveriam realmente levar todo homem a crer que o Pai está no Filho, assim como o Filho no Pai”.

 

“No entanto – prossegue von Balthasar – a figura terrestre de Jesus deve desaparecer quando ele vai para o Pai, a fim de que ninguém confunda esta figura com Deus. Ele voltará sob uma figura na qual já não será possível nenhum mal-entendido: com a glória do Pai irradiando n’Ele”. Não admira que, em um primeiro momento, o Cristo ressuscitado não seja re-conhecido por Madalena ou pelos dois de Emaús.

 

O cristianismo autêntico é trinitário. Estacionar na imagem de Jesus talvez indique a ignorância da própria filiação, recebida no Batismo cristão.

 

Orai sem cessar: “Subo para meu Pai e vosso Pai”. (Jo 20,17)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.