– O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um lugar espaçoso; ele me salvou, porque me ama (Sl 17,19s)
– Ó Deus todo-poderoso, a quem servir é reinar, dai-nos, pela intercessão de são Casimiro, a graça de vos servir com retidão e santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
– Leitura do livro do Eclesiástico: 1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar (3).4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. 5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. 10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
– A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
– “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
– “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
– Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vemde Deus
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Graças te dou ó, Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os dos doutores (Mt 11,25).
Aleluia, aleluia, aleluia.
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos” 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
Então, amigo Pedro, vocês deixaram tudo por Jesus… Tudo, mesmo? Ora, eu sei muito bem o que vocês deixaram… Uma barca velha, cansada de vogar. Umas redes podres, que vocês viviam remendando (cf. Mc 1,19). Um lago pobre, que só dava peixes quando o Mestre fazia milagres (cf. Lc 5,5-7; Mt 17,27; Jo 21,6-8). Grande coisa vocês deixaram!!!
Bem, não devo exagerar: reconheço que deixaram também o velho pai e por certo romperam com certas garantias. Levi-Mateus deixou sua “produtiva” coletoria de impostos. Mesmo assim, que bela vantagem vocês levaram! Entre Jesus e “tudo”, vocês não tinham mesmo que hesitar…
Você se lembra de Paulo de Tarso? Após conhecer Jesus na estrada de Damasco, também ele abriu mão de tudo para seguir o Mestre: pátria, raça, a Lei, a cidadania. Lembra suas palavras? “Todas essas coisas, que para mim eram ganhos, eu as considerei como esterco por causa de Cristo!” (Fl 3,7)
Desde esse dia, à margem do lago, vocês levaram vida de peregrinos, quase uns mendigos, palmilhando as estradas da Palestina poeirenta. Mas valeu a pena ser mendigo de coisas e ter o coração cheio de amor, não é?
Aliás, foi pensando nisso que escrevi meu soneto “O Mendigo Feliz”:
Nada tenho de meu. Nada de mim.
Meu derradeiro asse – meu seguro –
Caiu das minhas calças pelo furo
E do bolso rolou pelo jardim.
Assento-me no banco, entre o jasmim
E a roseira de hálito tão puro,
Que estende suas flores sobre o muro,
Sangrando no cimento o seu carmim…
Sou mendigo. Assento-me na praça
Para esperar – quem sabe? – o Amor que passa
E traz a esmola humilde que eu nem quis…
Apenas um mendigo sem um nome,
Mas se o Amor me vem matar a fome,
Posso morrer… Mendigo, mas feliz…
Orai sem cessar: “De todo o meu coração eu te procuro, Senhor!” (Sl 119,10)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Receba novos artigos, vídeos e cursos no seu e-mail.
Comunidade Cotólica Nova Aliança. Copyright © 2025
Todos os Direitos Reservados.