31 99979 9360

Entre em contato

31 3443 4813

Fale conosco

Sede Nacional - Av. Orsi Conceição Minas, 200 - Bandeirantes - BH/MG

Perseverar no desejo e na busca de Deus

Vídeo 5 – 5º. Encontro

Acredito piamente que, hoje, cabe-nos falar sobre a perseverança na busca. Nem sempre o somos. Essa é uma experiência humana universal: nem sempre aquilo que começamos bem, com entusiasmo, com garra, terminamos bem; e, até mesmo nem sempre terminamos. Acabamos por desistir na metade do caminho.

Esse tipo de comportamento nos traz certa frustração. Estamos diante de uma fraqueza da nossa carne, da nossa natureza humana. Não gostamos de nos perceber inconstantes, de nos sentir volúveis. Se nós não gostamos, imaginemos Deus!

Principalmente nas coisas de Deus, temos que perseverar, mesmo que elas exijam de nós mais força de vontade, mais envolvimento, mais decisão prática, mais tomada de atitude, mais “andar na contramão”. E isso, mesmo quando a nossa natureza quer fugir, arranja desculpas para não continuarmos…

Perseverança é dom de Deus. Ela está atrelada ao dom da fortaleza. Se não o tivermos, precisamos pedi-lo. Pedi-lo todos os dias.

Assim Deus nos ensina a esse respeito:

Filho, se te apresentares para servir a Deus, permanece firme na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras inteligentes, e não te afobes no tempo da contrariedade. Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação, tem paciência…” (Eclo 2,1-6)[1].

Nesse mesmo livro do Antigo Testamento, Deus continua insistindo conosco a que o busquemos com ardor e de verdade. Assim Ele nos escreve:

“Aproximai-vos de Mim, ó ignorantes, e reuni-vos na casa da instrução! Por que ainda tardais nestas coisas, enquanto vossas almas sentem tanta sede?” (Eclo 51,31-32).

Pensem bem neste convite e nesta pergunta que o Senhor nos faz… Este convite e esta pergunta têm que encontrar uma resposta, um “SIM” decidido da nossa parte. Deus pergunta para cada um: “Por que…?”

Quanto Ele desejaria ver Sua “casa da instrução” cheia, lotada! Assim Isaías profetizava descrevendo a visão que o Senhor lhe dava:

“Alarga o espaço da tua tenda, ligeira, estende a tua lona – nada de economia – estica a corda, finca a estaca!” (Is 54,2).

Como responderemos a este desejo que o Senhor tem de nós? De VOCÊ? Pelo profeta Amós, Deus tem palavras muito graves e de muita consequência para nós:

“Dias hão de vir – oráculo do Senhor Deus -, quando hei de mandar à terra uma fome, que não será fome de pão nem sede de água, e sim, de ouvir a Palavra do Senhor” (Am 8,11).

Para você, exatamente para você, aplique estas palavras. Você não estaria aqui, começando esta caminhada, se Deus não estivesse cumprindo em você esta profecia. É a sede de “ouvir o que Deus irá falar” que move você agora. Por isso:

“Procurai o Senhor enquanto é possível encontra-lo; chamai por Ele, agora que está perto!” (Is 55,6).

Jesus, em Quem o Pai colocou tudo o que Ele mesmo quis que nós entendêssemos e procurássemos viver, nos exorta, quase que num tom de súplica (como a mãe que suplica ao filho buscar o que ela sabe ser bom para ele):

“Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta!” (Mt 7,7).

E ainda:

“Buscai EM PRIMEIRO LUGAR o Reino de Deus e a Sua justiça, e TODAS ESSAS COISAS vos serão dadas por acréscimo!” (Mt 6,33).

APROFUNDANDO O ASSUNTO

Procure ler, todos os dias, um trechinho deste texto, tentando sentir as moções de Deus. Percebendo-as, converse intimamente com Ele, dialogue com Ele.

Nesta semana, tenha comunhão DIÁRIA com a Palavra de Deus através destes textos:

1º.dia – Mt 7,7–14 – “QUEM PEDE, RECEBE!”

2º.dia – Mt 9,18-22 – SUPERAR OS PRECONCEITOS

3º.dia – Mt 10,16-25 – NÃO CEDER NEM RECUAR MESMO NAS GRANDES ADVERSIDADES

4º.dia – 1 Ts 2,17-20 – SATANÁS QUER NOS IMPEDIR DE PROSSEGUIR

5º.dia – 2 Ts 2,13-17 – “FICAI FIRMES”

6º.dia – 2 Tm 2,1-7 – O SOLDADO DE CRISTO

7º.dia – Mt 16,21-27 – “SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM…”

CANTOS SUGERIDOS: As mesmas do 3º.encontro.

Compartilhe nas mídias

Comente o que achou: