1º. PONTO – CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
2º. PONTO – FORMAÇÃO
1) O rico material. A contemplação da maravilha que Deus nos proporciona e como que Ele nos surpreende.
2) Êx 18, 19-26
a) V.21
- Homens de valor – integridade moral, decididos, corajosos
- Homens tementes a Deus – que, ao ajuizarem uma causa, se lembrem de que tudo há de ser decidido segundo a vontade de Deus
- Homens dignos de confiança e inimigos de suborno – que não apenas recusam a agir em proveito próprio, mas também odeiam essa atitude e não permitem que isso aconteça na comunidade
b) V.24-27
- Moisés segue o conselho de seu sogro – sinal da sua HUMILDADE. Moisés, aquele que fala face a face com Deus, OBEDECE ao conselho de seu sogro Jetro, um sacerdote PAGÃO.
- Saber ESCUTAR quando é Deus ou não é Ele que fala. No caso, Moisés, cheio do Espírito Santo, percebeu que, pela boca de Jetro, Deus o aconselhava a organizar melhor o povo (para ambos, povo e Moisés não sofrerem).
- Orígenes e Clemente de Alexandria comentam: segundo eles, podemos, sim, buscar a sabedoria de Deus que pode se expressar através de não-cristãos.
- Santo Agostinho encontra, na passagem (Jetro e Moisés), uma confirmação da sua teoria sobre a lei natural.
3) Este texto bíblico já foi inspirador de uma mudança radical na organização da nossa Comunidade, quando um grupo de homens sérios e fiéis a Deus e à Comunidade, aceitaram o pedido que lhes fiz para essa re-organização da nossa Comunidade.
- HOJE, a missão de levar a Comunidade, na sua travessia pelo deserto da nossa sociedade até o céu, mantendo intato o seu patrimônio espiritual, cabe ao grupo dos chamados FRATERNOS, leigos consagrados e membros do clero (Diáconos e Sacerdotes).
- HOJE, buscamos na Igreja, a aprovação de Deus que confirme a caminhada de formação das nossas Fraternidades.
4) Leitura da apresentação do Projeto ao nosso Moderador, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA