31 99979 9360

Entre em contato

31 3443 4813

Fale conosco

Sede Nacional - Av. Orsi Conceição Minas, 200 - Bandeirantes - BH/MG

Que a Palavra de Deus de cada dia se torne para nós o que ela é: Palavra de Deus!

Vídeo 01 – 1º. Encontro

Neste encontro, queremos refletir, meditar, rezar e partilhar sobre a vida e a eficácia que encontramos na palavra escrita de Deus. A palavra escrita de Deus está contida nas Sagradas Escrituras, a Bíblia. É importante sabermos o que as Sagradas Escrituras dizem sobre si mesma, para experimentarmos, apreciarmos e amarmos toda palavra que sai da boca de Deus [1]. A fé nos garante que a Palavra de Deus é o próprio Deus Se expressando de forma humana para que nós, humanos, possamos escutá-lO e nos deixar conduzir por Ele.

Hoje, vamos ver o que significam estas palavras:

A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquEle a Quem devemos prestar contas (Hb 4,12-13).

A PALAVRA DE DEUS É VIVA – Para entender que a palavra de Deus é VIVA podemos nos valer de uma comparação: basta contemplarmos um cadáver. Ele não se mexe, não cresce, não fala, não ouve, não reage… porque se trata de um morto. Quando Deus fala que a Sua palavra é VIVA, está dizendo que ela produz movimento, crescimento, pode ser ouvida porque Ele fala e é o Deus dos vivos, não dos mortos! A Palavra de Deus, quando é ouvida, produz reações. Ainda mais: ela PRODUZ VIDA, e vida que não acaba, vida em abundância. Ela produz o aumento da graça no coração daquele que crê nela e a põe em prática. Ela dá vida aos mortos, como no caso da reanimação de Lázaro que, estando já cheirando mal, voltou à vida pela palavra da Palavra de Deus (Jesus): “Lázaro, vem para fora!” O que estivera morto saiu, com as mãos e os pés amarrados em faixas e um pano em volta do rosto (Jo 11,38-44). E, mais importante ainda, devolve a vida da graça quando perdida pelo pecado.

Em algumas fases da nossa vida, podemos perceber sinais da morte, quando estagnamos na vida espiritual, quando nos percebemos “mornos” ou até mortos na nossa fé. É a hora de nos valermos da Palavra de Deus e pedir a Ele que nos “toque” com ela e nos faça reviver, renascer, “esquentar” na fé, na esperança, na caridade.

A PALAVRA DE DEUS É EFICAZ – Sim, porque assim diz o Senhor:

Ela [a palavra] sai da Minha boca e para Mim não volta sem produzir seu resultado, sem fazer aquilo que Eu planejei, sem cumprir com sucesso a sua missão (Is 55,11).

Ela cumpre a finalidade para a qual Deus revela e realiza a Sua vontade a nosso respeito e do que quer que seja. Neste sentido, a palavra de Deus faz o que deve ser feito e não aquilo que eu quero que Deus faça por mim. Por ser eficaz, a Palavra que Deus me dirige sempre me instrui sobre o que mais me convém, sobre o que devo ouvir, o que é o melhor para mim. Também aqui vale ouvir o profeta Isaías novamente:

Tanto quanto o céu está acima da terra, assim estão os Meus caminhos acima dos vossos, e Meus pensamentos distantes dos vossos (Is 55,9).

A PALAVRA DE DEUS É MAIS PENETRANTE QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES -Assim lemos em Hb 4,13:

A palavra de Deus é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração.

Está certíssima esta palavra. Podemos constatá-la na nossa própria experiência de vida: mesmo quando ofereço resistência ao que Deus fala, isto é, mesmo quando me “armo” de justificativas, quando uso e faço valer a minha lógica para contrariar a lógica de Deus, a minha consciência sabe que estou manipulando, distorcendo a Sua palavra, a Sua vontade, o que é impossível. Então se instala a inquietude do coração pela falta da paz. Esta só voltará quando reconheço e aceito a palavra do Senhor tal qual ela é.

Sirvam ainda para nossa motivação as palavras de São João Crisóstomo: Que cada um, ao voltar para casa, tome a Bíblia em suas mãos. Medite sobre as coisas que leu, se quiser tirar da Escritura benefícios duradouros. E ainda: Não procureis outro mestre; tens a palavra de Deus. Nenhum outro te instruirá como ela.

E também os conselhos de São Jerônimo[2], após comentar a passagem em At 8,30-31: Compreendes que não podes aplicar-te às Santas Escrituras, sem ter um guia que te mostre o caminho. Dize-me agora, irmão caríssimo: viver no meio desses livros sagrados, meditá-los sem cessar e nada conhecer, nem procurar fora deles já não é habitar no reino dos céus? E não fiques chocado, nas Santas Escrituras, com a simplicidade, até mesmo com a rudeza de linguagem, sejam elas devidas à falha dos tradutores, sejam intencionais. Elas se apresentam sempre de tal modo que o primeiro auditório que chegar pode encontrar com que instruir-se e, numa só e mesma frase, o sábio e o ignorante descobrem sentidos insuspeitados… Estudemos aqui aquilo cujo conhecimento será para nós um bem adquirido no céu.

APROFUNDANDO O ASSUNTO

Procure ler, todos os dias, um trechinho deste texto, tentando sentir as moções de Deus. Percebendo-as, converse intimamente com Ele, dialogue com Ele.

Nesta semana, tenha comunhão DIÁRIA com a Palavra de Deus através destes textos:

1º.dia – Mc 4,1-9.13-20 – A PALAVRA DE DEUS É SEMENTE EM NOSSO CORAÇÃO

2º.dia – Mt 4,1-4 – O VERDADEIRO PÃO É O QUE SAI DA BOCA DE DEUS

3º.dia – Dt 8,1-3 – A PALAVRA DE DEUS É MANÁ PARA NOS ALIMENTAR NESTA VIDA

4º.dia – Am 8,11-12 – PROCURAR A PALAVRA DE DEUS ANTES QUE SEJA TARDE

5º.dia – Lc 24,13-32 – A PALAVRA DE DEUS DEVE ARDER NO NOSSO CORAÇÃO

6º.dia – Hb 1,1-4 – A PALAVRA PODEROSA DE DEUS SUSTENTA O UNIVERSO

7º.dia – Mt 7,21-29 – A PALAVRA DE DEUS É A ROCHA FIRME

CANTOS SUGERIDOS:
LOUVEMOS O SENHOR – nn. 137 – 222 – 783 – 941
LOUVAI O SENHOR – Músicas do Santini – 18 – 373 – 382

Compartilhe nas mídias

Comente o que achou: