CURSO DE PASTORAL – 2022
SELO PASTORAL – 2022 – “ORAI SEM CESSAR” (1 Ts 5, 17)
ASSUNTO – O PAI NOSSO
Dia 16 de agosto de 2022
Dê seu “GOSTEI” ou sugestões para melhorarmos.
Faça seus COMENTÁRIOS!
COMPARTILHE com seus parentes, amigos, conhecidos! “QUEIRA” fazer o bem conosco, divulgando as nossas redes sociais!
1. ORAÇÕES INICIAIS
a) Obedientes às palavras do Salvador,… a oração o Senhor nos ensinou: “Pai nosso…”
b) Consagração ao Espírito Santo
c) Nossa Senhora, Mãe da Nova Aliança, ensinai-nos a obedecer!
2. FORMAÇÃO – Santo Tomás de Aquino
a) Ligação que este primeiro pedido tem a ver com o 2º. mandamento: NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO.
• O santo nome de Deus: Êx 20, 7 – “Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão”.
Pecados: “Invano” = abuso do nome de Deus, para endossar a falsidade, o mal, a aparência, sem substância – A MENTIRA. Ex.: “bênção” para uniões que contrariam a moral católica.
• O nome de Deus é SANTO: evoca o Deus ÚNICO. Também Seu nome é ÚNICO, INDIZÍVEL porque, para o hebreu, o NOME da pessoa é idêntico ao seu SER. O NOME é idêntico ao ser que ele designa. É a própria pessoa.
• Para Santo Tomás, o NOME DE DEUS É
Admirável – Mc 16, 17 – Opera maravilhas! “Eis os milagres que acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em MEU NOME, falarão novas línguas, manusearão as serpentes, e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os enfermos, e serão curados”.
Amável – At 4, 12 – “Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos”.
Santo Inácio dá-nos o exemplo do quanto devemos amar o NOME DE CRISTO. Quando o imperador Trajano exigiu que ele negasse o nome de Cristo, Santo Inácio respondeu: «Não podereis arrancá-lo de minha boca». O tirano ameaçou cortar-lhe a cabeça e assim tirar o nome de Cristo de seus lábios; replicou o bem-aventurado: «Não o arrancarás jamais de meu coração, pois é lá que está gravado, por isto não posso deixar de invocá-lo». Ouvindo estas palavras, Trajano, desejoso de verificar-lhes a exatidão, mandou cortar a cabeça do servidor de Deus e extrair-lhe o coração. E no coração encontrou gravado, com letras de ouro o nome de Cristo. O santo possuía este nome como um selo em seu coração.
Venerável, adorável – Fp 2, 10 – “Ao NOME DE JESUS se dobre todo joelho no céu, na terra e no inferno”
Inexprimível – nenhuma língua é capaz e abarcar seu pleno sentido (rochedo, luz, salvação, SANTO = ÚNICO)
b) Que Seu nome seja considerado, manifestado, conhecido como ele é: SANTO.
c) SIGNIFICADOS DA PALAVRA SANTO:
• Santo que dizer firme, sólido, inabalável. Assim, todos os Bem-aventurados que habitam os céus são chamados santos, porque se tornaram, pela felicidade eterna, inabaláveis. Neste sentido não há santos – no verdadeiro sentido da palavra, isto é, confirmados em graça – neste mundo, porque os homens estão, aqui, em constante movimento. «Senhor, dizia Santo Agostinho, afastei-me de Vós e andei errante; afastei-me de Vossa estabilidade.
• Santo significa o que não é terrestre, isto é, o que não pertence a este mundo; no céu, os santos não têm nenhuma ligação com a imundície deste mundo (Fp 3, 8 – “Na verdade, tenho tudo isso por perda perante o eminente conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, pelo Qual renunciei todas as coisas e as considero como esterco, para ganhar a Cristo…”; Jo 15, 19 – “Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia”.
• Santo significa «tinto de sangue». Também os santos que estão no céu são chamados santos, porque estão tintos de sangue, segundo o Apocalipse 7, 14: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram suas vestes, no sangue do Cordeiro”. Hb 12, 4-6 – “Vós ainda não resististes até ao sangue, na vossa luta contra o pecado, e já esque¬cestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”.
d) SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME = que o nome de Deus (= Deus mesmo, o Pai) Se manifeste em nós, seja reconhecido através de nós,
• pela nossa busca de santificação permanente sob a ação do Espírito Santo
• por uma vida de fé ESTÁVEL, FIRME, SÓLIDA, INABALÁVEL o mais possível
• por uma vida desprendida, cada vez mais, das imundícies deste mundo, ou seja, por uma vida de pureza cada vez mais refinada
• por uma vida comprometida com o combate espiritual contra as forças espirituais do mal “que andam ao nosso redor como leões a rugir…” ( Lavar-nos no sacramento da Confissão com frequência)….