CURSO DE PASTORAL – 2022
SELO PASTORAL – 2022 – “ORAI SEM CESSAR” (1 Ts 5, 17)
ASSUNTO – O PAI NOSSO
Dia 25 de agosto de 2022 – Memória de São Luís, rei da França
Dê seu “GOSTEI” ou sugestões para melhorarmos.
Faça seus COMENTÁRIOS!
COMPARTILHE com seus parentes, amigos, conhecidos! “QUEIRA” fazer o bem conosco, divulgando as nossas redes sociais!
1. ORAÇÕES INICIAIS
a) Obedientes às palavras do Salvador,… a oração o Senhor nos ensinou: “Pai nosso…”
b) Consagração ao Espírito Santo
c) Nossa Senhora, Mãe da Nova Aliança, ensinai-nos a obedecer!
2. FORMAÇÃO – Catecismo Romano
2.1 – O REINO DE DEUS É O EVANGELHO
N.378 – A meta para a qual todo o anúncio do evangelho aponta e persegue é o REINO DE DEUS, o REINADO DE DEUS. Vamos verificar isso em várias passagens do Novo Testamento:
- São João Batista – Mt 3, 1-2: Naqueles dias, apresentou-se João Batista, no deserto da Judéia, proclamando: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”.
- Início da pregação de Jesus – Mt 4, 16-17: O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”.
- A primeira beatitude (que ilumina as demais) – Mt 5,3: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.
- Quando o povo quer reter Jesus – Lc 4, 42-43: De manhã, bem cedo, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam, e, tendo-o encontrado, tentavam impedir que ele as deixasse. Mas ele disse-lhes: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado”.
- Dá como missão aos 12 – Mt 10,7 – No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’.
- Para aquele que desejava sepultar seu pai morto – Lc 9, 59-60: Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.
- Durante os 40 dias passados na terra após Sua ressurreição só falou do Reino – At 1,3: Depois da sua paixão, Jesus mostrou-se vivo a eles, com numerosas provas. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias, falando do Reino de Deus.
- Podemos ainda acrescentar as parábolas do Reino.
2.2 – EM QUE CONSISTE O REINO DE DEUS
N.381 – Da Antiga à Nova Aliança
a) Sentido mais simples, amplo e claro: Reino de Deus significa o poder que Deus tem sobre todo o gênero humano e sobre toda a criação, sobre todo o universo. Igualmente significa a providência com a qual Deus
TUDO governa, exercendo o pleno domínio sobre todas as coisas que Ele criou, mantém e sustenta.
Independente do nosso querer, independente das nossas convicções
contrárias…
É assim que professamos no CREDO: “Creio em Deus Pai TODO PODEROSO, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis…”
Sl 95, 4-5: “Na Sua mão estão os abismos da terra, são Suas as alturas dos montes. É dEle o mar, foi Ele quem o fez, e a terra firme, que Suas mãos modelaram”.
Est 4, 17b-e – “b Ele orou: “Ó Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito! 17c Senhor, Senhor, Rei todo-poderoso, em teu poder estão todas as coisas e não há quem possa resistir à tua vontade, se decidires salvar Israel. 17d Pois tu fizeste o céu e a terra e todas as maravilhas que se encontram na abóbada celeste. 17e Tu és o Senhor de todas as coisas e não há quem possa resistir à tua majestade.
b) Mas, o conceito de Reino de Deus se aplica ao governo e à Providência com os quais Deus guia os homens sobre a terra, sobretudo os justos e santos.
Sl 23,1 – O Senhor é o meu pastor, nada me falta. (Davi, REI, sob o PASTOREIO DO SENHOR).
Is 33,20-22 – 20 Olha bem para Sião, a cidade de nossas festas! Teus olhos hão de ver Jerusalém, uma moradia segura, tenda que nunca se desmonta, cujos ganchos nunca saem do lugar e cujos cordões nunca se soltam. 21 Pois lá estará o Senhor, um governante para nós, num lugar de rios com largos canais, onde, porém, não navegam grandes barcos com remadores nem navios de guerra. 22 Será o Senhor o nosso juiz, o nosso legislador, o nosso rei e salvador. (Juizes, legisladores, governantes submissos ao reinado de Jesus).
GOVERNO SOCIAL DE CRISTO (1 Cor 15, 27-28): 27 Com efeito, Deus pôs tudo debaixo de seus pés. Ora, quando ele disser: “Tudo está submetido”, isso evidentemente não inclui Aquele que lhe submeteu todas as coisas; 28 mas quando tudo lhe estiver submetido, então o próprio Filho se submeterá Àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.
De São Luís, Rei da França, ao seu filho: “
“Meu REINO não é deste mundo” = “Não é segundo os critérios do mundo”…