CURSO DE PASTORAL – 2022
SELO PASTORAL – 2022 – “ORAI SEM CESSAR” (1 Ts 5, 17)
ASSUNTO – O PAI NOSSO
Dia 19 de outubro de 2022
1. ORAÇÕES INICIAIS
a) Num só coração e numa só alma ousamos dizer como Jesus nos ensinou: “Pai nosso…”
b) Consagração ao Espírito Santo
c) Nossa Senhora, Mãe da Nova Aliança, ensinai-nos a obedecer!
2. FORMAÇÃO – Segundo o Catecismo Romano
a) A NECESSIDADE DESTA SÚPLICA –
• Mt 7, 21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus”
•1 Jo 2, 17 O que pedimos a Deus, há de ser de acordo com a Sua vontade.
• Necessitamos fazer este pedido a Deus por 2 motivos:
1) Porque, quem quiser entrar NO REINO DOS CÉUS, precisa pedir a Deus a graça de poder cumprir, aqui na terra, a Sua VONTADE.
2) Porque, com o pecado, a humanidade caiu numa condição de EXTREMA MISÉRIA ESPIRITUAL. E isto não nos deixa perceber qual seja o nosso verdadeiro bem (= a possibilidade de nos salvarmos).
b) O HOMEM CORROMPIDO PELO PECADO NÃO COMPREENDE O SEU VERDADEIRO BEM
• 3 TESTEMUNHOS DA SAGRADA ESCRITURA
Sl 53, 2-4 – O insensato pensa: “Deus não existe”. São corruptos, fazem coisas abomináveis: não há quem faça o bem. 3 Do céu Deus se inclina sobre os homens para ver se existe um sábio, se há um que procure a Deus. 4§Todos se extraviaram, são todos corruptos; ninguém mais faz o bem, nem um sequer.
Gn 8, 20-21 – 20 Então Noé construiu um altar para o Senhor, tomou animais e aves de todas as espécies puras e ofereceu holocaustos sobre o altar. 21 O Senhor aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do gênero humano, por serem más desde a infância as inclinações do coração humano; nunca mais tornarei a castigar todos os seres vivos como acabei de fazer. (Conferir o comentário destes versículos na Bíblia de Jerusalém)
A concupiscência e as paixões nos atraem de tal maneira que afetam a nossa própria inteligência, a consciência fica como que embotada, cega, confusa, “confundida”, como escreve Isaías 5,20-21 nos seus “Ai!”: “20 Ai dos que dizem que é bom aquilo que é mau, que dizem que é mau aquilo que é bom, que põem as trevas no lugar da luz e a luz no lugar das trevas, põem o doce no lugar do amargo e o amargo no lugar do doce! 21 Ai dos que são sábios aos próprios olhos, inteligentes diante de si mesmos!
Como um homem doente não tem nem as forças nem as capacidades de um homem sadio, assim, o homem decaído não consegue, SEM A GRAÇA DE DEUS, exercitar, praticar a virtudes e cumprir ações meritórias.
Coisa grande demais e superior às forças humanas é AMAR E ADORAR A DEUS DE UMA MANEIRA DIGNA. Sem a ajuda da graça não conseguimos chegar a Deus.
Somos como crianças que, desviando-se da vigilância da mãe, se “atiram”, perigosamente, na primeira coisa que veem. Crianças imprudentes, nos comprazemos em palavras frívolas, em filmes, redes sociais… e apreciamos ações de destruição e de morte (ex.: games)…
É o que nos exorta São Paulo em 1 Cor 14, 20: “Irmãos, quanto ao entendimento, não sejais crianças, mas homens fei¬tos. Quanto à malícia, porém, sede sempre crianças”.
Enfim: “Todos pecamos e estamos privados da glória de Deus!” Pecamos porque nos desviamos da Sua vontade!
3. NOSSOS COMPROMISSOS DA SEMANA
a) Tem sido fiel ao seu horário de oração? Sua oração tem sido uma conversa amorosa, amigável, íntima com Deus?
b) Pastores dos grupos de partilha, como estão suas ovelhas? Como estão comprometidas com estas nossas propostas?
c) Ler, “ruminar” o que for ressaltado, ESTUDAR e rezar com o Catecismo. Registre o que Deus lhe falou ao coração nesta semana!
d) Nosso para-casa será um pouco diferente, nesta semana:
• 1º. Momento da oração pessoal – Cada dia, há que se buscar uma palavra inspiradora na Liturgia da Palavra da Missa de cada dia e ruminá-la, isto é, repeti-la devagar e procurando manter a mente no sentido das palavras.
• 2º. Momento da oração pessoal – Ir ao índice das citações bíblicas do Catecismo da Igreja Católica – o nosso “amarelinho” – e procurar lá a citação da Bíblia que sensibilizou o seu coração. Leia e medite o ensinamento da Igreja através do Catecismo. É isto que vai anotar para a partilha da semana.
4. ORIENTAÇÃO PARA A PARTILHA – Partilhe o que registrou POR ESCRITO:
a) Qual ensinamento do vídeo mexeu com seu coração?
b) Qual ensinamento do para-casa mexeu com seu coração?
c) O que escutou de Deus na sua oração diária que mais mexeu com o seu coração?