CURSO DE PASTORAL – 2022
SELO PASTORAL – 2022 – “ORAI SEM CESSAR” (1 Ts 5, 17)
ASSUNTO – O PAI NOSSO
Dia 09 de setembro de 2022
Dê seu “GOSTEI” ou sugestões para melhorarmos.
Faça seus COMENTÁRIOS!
COMPARTILHE com seus parentes, amigos, conhecidos! “QUEIRA” fazer o bem conosco, divulgando as nossas redes sociais!
1. ORAÇÕES INICIAIS
2. FORMAÇÃO – Catecismo Romano
2.1 – A NECESSIDADE DESTE PEDIDO (N. 380) – Por que PRECISAMOS (não é optativo!) pedir que “venha a nós o Reino de Deus”?
UMA ÚNICA RESPOSTA: PORQUE SOMOS PECADORES.
Deixados à nossa própria sorte e conduzindo a nossa vida segundo os caprichos da nossa natureza marcada pelo pecado, teremos o nosso coração, em muito pouco tempo, ocupado pelo reino de Satanás. Candidatos fortíssimos à perdição ETERNA.
Gl 5, 16-17 – “16 Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o desejo da carne. 17 Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer”.
Estamos EXILADOS nesta terra infestada de demônios que nutrem para conosco um ódio terrível e implacável. Somos um campo de batalha onde se dão lutas interiores tremendas entre o corpo e a alma, entre a alma e o espírito. Essas lutas nos ameaçam a todo instante para nos fazer cair (“O leão ruge ao nosso redor procurando nos devorar”, escreve São Pedro). Percebendo isso, São Paulo gemia e gritava: “18 De fato, estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois querer o bem está ao meu alcance, não, porém, realizá-lo. 19 Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20 Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21 Portanto, descubro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22 Como homem interior, ponho toda a minha satisfação na Lei de Deus; 23 mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei de minha mente e me aprisiona na lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Em suma: pela minha mente sirvo à Lei de Deus, mas pela carne sirvo à lei do pecado” (Rm 7, 18-25).
O Catecismo Romano nos chama a atenção para confrontarmos o homem com todas as demais criaturas:
Os seres PRIVADOS DE RAZÃO, todavia, não se desviam da lei própria da natureza de cada um, nem se afastam, assim, a ponto de se desviar do seu fim. Sl 119, 89 diz: “Para sempre, Senhor, permanece a Tua palavra; ela é ESTÁVEL como o céu”. Por isso, os animais seguem seus instintos, vivem a própria vida obedecendo a leis FIXAS, cumprem a sua função sem se desviar dela. Assim também os astros: cada um tem a sua órbita e não se afastam dela; igualmente a terra… Toda a criação!
O homem, ao contrário, cai e se desvia… Pode se desviar tanto que pode vir a se perder. Vê o bem, pensa retamente, mas, nem sempre cumpre o bem percebido e iniciado. Se tem uma ideia boa, apressa-se e a segue, mas logo se cansa, se arrepende e a abandona…
Por que? Porque despreza o Espírito Santo. Não dá atenção, não se importa com a Palavra de Deus. Não se importa com os mandamentos. Não se abre à salvação que vem de Deus.
Esta condição de miséria e de pecado, de fraqueza e de perdição não pode encontrar salvação senão na invocação e na atualização do Reino de Deus nos nossos corações.
A invocação: VENHA A NÓS O VOSSO REINO é o reconhecimento de que, renunciando a todo outro e qualquer outro reino, só nele temos consolo, força e esperança (como o filho esbanjão – Lc 15, 11).
AVISOS E DESPEDIDA – Ajudem a Comunidade na nossa próxima Campanha Solidária de 2022!