A Eucaristia e a unidade dos cristãos (CIC § 1398)

Diante da grandeza deste mistério, Santo Agostinho exclama: “Ó sacramento da piedade! Ó sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade [Sto. Agostinho, In Ev. Jo 26,13: CCL 36,266 (PL 35, 1613); cf. Conc. Vaticano II, SC 47: AAS 56 (1964) 113] !”. Quanto mais dolorosas se fazem sentir as divisões da Igreja que rompem a participação comum à mesa do Senhor, tanto mais prementes são as orações ao Senhor para que voltem os dias da unidade completa de todos os que n'Ele crêem.

É com pesar "que temos de verificar, infelizmente, que ocorreram inúmeras separações entre os cristãos. Por isso, todos aqueles que crêem em Cristo, a exemplo dos Apóstolos, deverão pôr todo o empenho em conformar o pensamento e as obras á vontade do Espírito Santo, ‘princípio de unidade da Igreja’, a fim de que todos os batizados num só Espírito, para constituir um só corpo, se redescubram irmãos, unidos na celebração da mesma eucaristia, ‘sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade’." (João Paulo II – O Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo 62).

"Chama-se 'intercomunhão' a participação de cristãos ortodoxos na mesa eucaristica dos católicos e vice-versa.

Mas a comunhão eucarística supõe a comunhão eclesial, pois Igreja e Eucaristia são inseparáveis uma da outra, de modo que a participação na Eucaristia implica a inserção na Igreja.

'Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão' (1 Cor 10,17).

Isto significa que participar do pão eucarístico implica participar do Corpo de Cristo eclesial, que é chamado 'Corpo Místico', precisamente porque é o corpo formado pelo mistério (= sacramento); donde se vê que o sacramento da Eucaristia e o sacramento  da Igreja são inseparáveis um do outro." (Cf. Curso sobre os sacramentos por correspondência, pág. 141, Escola Mater Ecclesiae, Dom Estévão Bettencourt).

Antes de subir para junto do Pai, Nosso Senhor Jesus Cristo rogou a Ele pela unidade de todos os seus discípulos e amados filhos. Que a unidade entre os cristãos seja também nosso anseio. Que todos rezemos, evangelizemos e comunguemos também nessa intenção.