Devemos reconhecer o Cristo nos mais pobres (CIC § 1397)

A Eucaristia compromete com os pobres. Para receber na verdade o Corpo e o Sangue de Cristo entregues por nós, devemos reconhecer o Cristo nos mais pobres, seus irmãos [Cf. Mt 25,40] :

Degustaste o Sangue do Senhor e não reconheces sequer o teu irmão. Desonras esta própria mesa, não julgando digno de compartilhar do teu alimento aquele que foi julgado digno de participar desta mesa. Deus te libertou de todos os teus pecados e te convidou para esta mesa. E tu, nem mesmo assim, te tornaste mais misericordioso [S. João Crisóstomo, Hom. In 1Cor 27,5: PG 61,230] .

O Papa Bento XVI, em sua primeira encíclina, disse que, "Deus nos amou primeiro", e que, então, amar a Deus e aos irmãos já não é apenas um mandamento, mas uma necessária retribuição de amor de nossa parte.

A Eucaristia é o bem espiritual da Igreja e é um bem que nos transforma. Viver a Santa Eucaristia significa levar Jesus aos pobres de todos os lugares. Ela nos compromete a ajudar os pobres e a fazer-nos próximos a eles.

É essa força transformadora que deve levar a buscar os modos para ajudar os pobres a saírem da sua condição de pobreza e a viverem uma vida humana digna o mais possível.

"Deus não quer que alguns tomem para si as coisas boas deste mundo, criando um oásis de prazer excessivo, enquanto a maioria permanece num deserto de necessidade e de miséria." ( Gaudium et Spes).

"Aprendamos a descobrir com respeito a verdade sobre o homem interior, porque é precisamente esse íntimo do homem que se torna morada de Deus presente na Eucaristia.O sentido do mistério eucarístico nos impele ao amor para com o próximo, ao amor para com todos e cada um dos homens”. (João Paulo II - O mistério e culto da Santíssima Eucaristia,6).

Se é verdade que a vida cristã se exprime no cumprimento do maior mandamento ou seja, no amor de Deus e do próximo, este amor tem sua fonte exatamente no Santíssimo Sacramento, que comumente é chamado: Sacramento do Amor.

A Eucaristia significa esta caridade e por isso a recorda, a torna presente, ao mesmo tempo, a realiza.

Prezado(a) ouvinte, recebemos de Deus, de Sua generosidade o pão do céu, peçamos que Ele nos conceda confiança e força para o nosso trabalho, a fim de que possamos prover tanto as nossas necessidades, como as de nossos irmãos e irmãs.