Os sete sacramentos da Igreja (CIC § 1210 A 1211)

Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual [Cf. Sto. Tomás de Aquino, S, Th. III,65,1] .

"Os sacramentos recobrem a nossa vida inteira, elevando-a a um plano mais elevado ou sobrenatural, ou seja a elevação da nossa vida a uma condição que nos habilita a ver face-a-face, condição que, por sua excelência, excede qualquer pretensão humana". (cf. Curso sobre os sacramentos, Escola Mater Ecclesiae, Dom Estévão Bettencourt, pág 32).

Como nos diz o Catecismo nesse paragrafo, 'existe uma certa semelhança entre as etapas da nossa vida natural e as da vida espiritual'.

"Nós nascemos de nossos pais para uma vida sofredora, herdada do primeiro Adão. Ora o sacramento do Batismo nos faz renascer comunicando-nos uma vida nova, a de filho de Deus.

A nossa vida de criança récem-nascida vai-se fortalecendo aos poucos. Assim também a nossa vida de filhos de Deus é confirmada pelo sacramento da Crisma, que é o da maturidade cristã.

A nossa vida também precisa ser alimentada pelo pão de cada dia para não morrermos logo; como sabemos, a alimentação corporal é incapaz de impedir a nossa morte. Ora o pão da mesa toma seu pleno sentido quando se lhe sobrepõe o pão da Eucaristia: este é o alimento para a vida eterna dado ao filho de Deus gerado pelo Batismo e confirmado pela Crisma.

A nossa vida biológica, está sujeita a doenças e moléstias, que ameaçam nossa vida física. Assim também, como 'nova criatura' (cf. Ef 4,24s) somos afetatados pelo pecado; e, como existe a medicina para o corpo, existe outrossim a medicina do 'homem novo', ministrada pelo sacramento da Penitência ou da Reconciliação; afinal é este que leva a plenitude a medicina humana, pois tem em vista a Vida no sentido consumado ou a Vida imortal.

Quando chegamos à idade madura, escolhemos o estado de vida ou a nossa posição na sociedade. Esta função é recoberta também pelo Cristo-Sacramento, que dá a Sua graça própria de Esposo da Igreja ao casal humano, fazendo do Matrimônio um mistério pequeno dentro do Mistério Grande ou dentro da união de Cristo com a Igreja. Aos que são chamados ao ministério sacerdotal Cristo-Sacramento confere a graça peculiar da participação no seu sacerdócio mediante o sacramento da Ordem.

E, quando chegamos ao término de nossa caminhada terrestre, enfrentamos o que, na linguagem comum, chamamos 'a morte'. Esta é transfigurada, tornado-se Páscoa ou passagem decisiva para a Vida, mediante a presença do Cristo-Sacramento na Unção dos Enfermos.

Assim é que os diversos aspectos da graça de Cristo comunica-nos significado novo e santo a toda a nossa existência terrestre, e finalmente nos integram uns aos outros, contribindo para nos levar 'ao estado de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo' (cf. Ef. 4,13; 1 Cor 2,6). (Curso de Litirgia, Escola Mater Ecclesiae, Dom Estévão Bettencourt, pág 39 e 40).

CIC § 1211

Seguindo esta analogia, exporemos primeiramente os três sacramentos da iniciação cristã (Capítulo 1), em seguida os sacramentos de cura (Capítulo II.) e, finalmente os sacramentos que estão a serviço da comunhão e da missão dos fiéis (Capítulo III.). Sem dúvida, esta disposição não é a única possível, mas permite ver que os sacramentos formam um organismo no qual cada um especificamente tem seu lugar vital. Neste organismo, a eucaristia ocupa um lugar único por ser “sacramento dos sacramentos”: “todos os demais sacramentos estão ordenados a este como a seu fim [Cf. Sto. Tomás de Aquino, S, Th. III,65,3] ”'.

“Os sacramentos são o cumprimento da promessa de Jesus aos Apóstolos: Eu estarei convosco até o fim do mundo’ (Mt 28,20). A presença visível de Cristo durante a sua vida terrena tornou-se, nos sacramentos, Sua presença invisível”.

È preciso criar condições para que os sacramentos sejam compreendidos e vividos.

"A catequese está intrinsecamente ligada com toda a ação litúrgica e sacramental, porque é nos sacramentos, e sobretudo na eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a nossa transformação

Toda a catequese leva necessariamente aos sacramentos da fé. A vida sacramental se empobrece e bem depressa se torna um ritualismo oco se ela não estiver fundada num conhecimento sério do que significam os sacramentos" (Papa João Paulo II - Catequese hoje 23).

Para refletir:

Meu irmão e irmã, a conveniência de que os sacramentos sejam sete se refere por analogia da vida sobrenatural da alma com a vida natural do corpo, conforme já foi explicado: pelo Batismo nascemos para a vida espiritual; pela confirmação essa vida cresce e se fortifica; pela eucaristia se alimenta; pela penitência se curam as nossas enfermidades; a unção dos enfermos prepara-nos para a morte e mediante os dois sacramentos sociais, o da Ordem e Matrimônio, é regida a sociedade e se conserva e acrescenta., tanto no corpo como no espírito.

Amigo(a) ouvinte, nosso Senhor Jesus Cristo nos oferece os sacramentos com grande amor, Ele quer nos comunicar a graça que nos mereceu na cruz e incorporar-nos a si mesmo. Recebamos os sacramentos devidamente preparados com fé, amor e gratidão.

Que Deus, que renova o mundo com admiráveis sacramentos, faça a Sua Igreja caminhar segundo Sua vontade sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios de que necessita. Amém! (cf. oração - 2ª feira 4ª semana da quaresma).

Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança