O movimento da celebração (CIC § 1348)

Todos se reúnem. Os cristãos acorrem a um mesmo lugar para a Assembléia Eucarística, encabeçados pelo próprio Cristo, que é o ator principal da Eucaristia. Ele é o sumo sacerdote da Nova Aliança. É ele mesmo quem preside invisivelmente toda Celebração Eucarística. É representando-o que o Bispo ou o presbítero (agindo “em representação de Cristo-Cabeça”) preside a assembléia, toma a palavra depois das leituras, recebe as oferendas e profere a oração eucarística. Todos têm sua parte ativa na celebração, cada um a seu modo: os leitores, os que trazem as oferendas, os que dão a comunhão e todo o povo, cujo Amém manifesta a participação.

A palavra Igreja significa Assembléia. A Igreja é uma assembléia de batizados. Quem convoca a reunião é sempre Deus, através de Sua Palavra. A finalidade da Assembleia é ouvir o que Deus quer, celebrar o que Ele é e viver Sua vida entre nós.

No início da celebração litúrgica, após a saudação do celebrante, todos respondemos: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!”

Deus reúne o povo para celebrar o Amor, a Eucaristia. Ele nos reúne e une na Palavra de Deus. Só assim: batizados, reunidos e unidos formam a Igreja. Só assim podemos celebrar a Eucaristia; celebrar a Nova Aliança, Aliança essa selada no Corpo e Sangue de Cristo.

Essa Assembléia é una porque é a Assembléia reconciliada com o Senhor Deus, e com os irmãos, por Cristo e em Cristo Jesus. Essa unidade é figurada na Cruz do Senhor: A haste vertical da cruz, une a humanidade ao Pai, pelo holocausto do Filho, no amor do Espírito Santo; e a haste horizontal, une todos os povos em Cristo Jesus, como afirma S. Paulo: “Por meio dEle, nós judeus e gentios, num só Espírito, temos acesso junto ao Pai” (Ef 2,18).

O Espírito Santo presente na Assembléia Litúrgica não só santifica cada um de seus membros como os une, verticalmente ao Pai e horizontalmente entre eles próprios, aumentando a fraternidade.

A Igreja foi feita não para separar aqueles a quem reúne, mas para unir e juntar os que se acham separados. É isso que a Assembléia significa. É a Assembléia Litúrgica. Sujeito integral da Celebração Eucarística.

O único e Eterno Sacerdote, Cristo Jesus, hoje oferece ao Pai o Seu Sacrifício em união com toda a Igreja, Seu Corpo Místico.

“Cristo está sempre presente em Sua Igreja, e especialmente, nas ações litúrgicas. Está presente no Sacrifício da Missa, tanto na pessoa do ministro, como nas espécies eucarísticas.” (SC 7,3).

A figura principal da Eucaristia não é o bispo ou o padre. É Cristo, Único e Verdadeiro Sacerdote. Toda a Santa Missa é oferecida ao Pai por Cristo Jesus, no Amor do Espírito Santo para glorificar a Trindade Santíssima e para a nossa santificação, nossa bem-aventurança.

O bispo e o padre exercem a função de presidir a assembléia. Eles são os ministros ordenados para isso. Os fiéis não são meros assistentes ou espectadores, mas participantes da celebração. Também eles celebram, em virtude do sacerdócio real de todos os batizados. Portanto todos celebram a Eucaristia: Cristo, como sacerdote e figura central; o bispo ou o padre, como presidente da assembléia, e os fiéis, como participantes do sacerdócio de Cristo.